Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

Páscoa significa passagem, ressuscitar, renascer, passar da vida carnal para a espiritual

PÁSCOA. 2.024

Bom Dia Barretos.

 

Estamos vivenciando a comemoração da Santa Páscoa. Mas, não a Páscoa dos ovos de chocolate, nem a Páscoa dos feriados prolongados, mas sim, a verdadeira Páscoa, a Páscoa de CRISTO. Páscoa significa passagem, ressuscitar, renascer, passar da vida carnal para a espiritual. Passagem da vida terrena para a vida espiritual, mas para nós, enquanto atravessamos nossa jornada terrena, pode também significar mudar de vida, deixando para trás nossas ações menos nobres e renascendo para uma vida cristã, mais humanitária e mais fraterna.

 

Portanto, no domingo de Páscoa celebramos a ressurreição de JESUS CRISTO, momento em que deixa para trás, sua missão terrena, e retorna à casa do Pai. Mas, o domingo de Páscoa é precedido pela Semana Santa, que nos remete a uma análise mais profunda do comportamento do ser humano em sua caminhada terrena.

 

No domingo anterior comemoramos o Domingo de Ramos, data em que CRISTO, o salvador, é recebido triunfalmente em Jerusalém, com parte da população estendendo suas vestes, pelos caminhos por ELE percorridos, enquanto outros cortavam ramos de palmeiras e as espalhavam pelas ruas, daí o nome “Domingo de Ramos”.

 

As multidões não se cansavam de entoar: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas! Hosana nas alturas! Faziam isso, porque conheciam o JESUS pregador, com seus milagres e a sua bondade infinita. Era o filho de DEUS feito homem que veio ao mundo para nos salvar.

 

Mas, não precisou passar um ano, nem mesmo um mês e muito menos uma semana, para que a mesma massa humana que o havia reverenciado, sem que nada tivesse mudado, sem nenhuma razão sequer, passasse a gritar diante de Pilatos “Crucifica-o, crucifica-o”.

 

E, por mais estranho que pareça, trocaram a vida de JESUS, o Salvador, pela vida de um criminoso. Essa, a labilidade humana, que nos ensina uma grande lição: “A glória terrena é efêmera e com muitas probabilidades, os heróis de hoje, se converterão nos vilões de amanhã”, sem que para tal qualquer fato novo contribua.

 

Bem, estava escrito e o Profeta Daniel já havia dito: “ELE veio para o que era seu e os seus não o receberam.” Vamos aproveitar para tirarmos nossas próprias conclusões, e então, perceber que precisamos nos despojar da vaidade, do orgulho e da prepotência. Que precisamos enterrar o ódio, a raiva, a inveja e cultivarmos o amor, o perdão e a solidariedade. Só assim nos aproximaremos dos ensinamentos de CRISTO e então estaremos pavimentando nosso caminho de retorno à casa do PAI.

 

Ao desejar uma Santa e Feliz Páscoa a toda família barretense, rogo aos céus para que o amor, a alegria e a fraternidade sejam os seus companheiros nesta jornada terrena e que ao final possamos nos reencontrar na casa do Pai.

 

BOM   DIA   BARRETOS.

Compartilhe: