Ir para o conteúdo

domingo, 07 de agosto de 2022

Artigos

Papa Francisco poderá visitar Rússia e Ucrânia em setembro

No último dia 02 de julho o Papa Francisco concedeu uma longa entrevista ao correspondente da Reuters, Phil Pullella. Durante o encontro, que durou por volta de 90 minutos, o Pontífice manifestou seu desejo de visitar as capitais da Rússia e da Ucrânia.
“Eu gostaria de ir à Ucrânia e queria ir primeiro a Moscou. Trocamos mensagens sobre isso, porque pensei que se o presidente russo me concedesse uma pequena janela, eu iria lá para servir a causa da paz”, afirmou o Santo Padre.
O Papa explicou ainda que o Secretário de Estado, Pietro Parolin, e o Ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, conversaram há vários meses sobre uma possível viagem pontifícia a Moscou. Na ocasião, Moscou respondeu que não era o momento certo, entretanto, algo pode ter mudado desde então.
“Ainda existe aquele diálogo muito aberto, muito cordial, muito diplomático no sentido positivo da palavra, mas por enquanto está tudo bem; a porta está aberta”, assegurou. Francisco acredita que assim que retornar de sua viagem apostólica ao Canadá, ele consiga ir para a Ucrânia. “A primeira coisa a fazer é ir à Rússia para tentar ajudar de alguma forma, mas eu gostaria de ir às duas capitais”, ressaltou.

Fonte: Gaudium Press

Compartilhe: