Artigos
Papa Francisco parabeniza Celam pelos 60 anos de criação
O papa Francisco enviou, na sexta-feira (30), mensagem ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), por ocasião dos 60 anos de fundação. O texto foi dirigido ao arcebispo de Bogotá, Colômbia, e presidente do Celam, cardeal Rúben Salazar Gómez.
“Espero que o Celam, tendo como prioridade a conversão pastoral e missionária, seja cada vez mais partícipe, apoio e impulso radiante desse movimento evangelizador em todos os ambientes e confins”, disse Francisco.
O papa considera importante que “as comunidades sejam casa e escola de comunhão que atraiam por uma surpreendente fraternidade fundada no reconhecimento do Pai comum, e ajudem a manter sempre viva na Igreja na América Latina a paixão pelos povos, a assunção de seus sofrimentos e a capacidade de discernimento cristão das vicissitudes de sua história presente, para abrir caminhos de maior equidade, paz e justiça”.
Diz, ainda, que a próxima abertura do Jubileu extraordinário da Misericórdia será um acontecimento de graça e que o Celam irá prestar um serviço fundamental de animação, intercâmbio e celebração.
Ao final, concede a todos os membros e colaboradores do Celam, e a todo o episcopado latino-americano e do Caribe, sua benção apostólica. ‘’Coloco sob o manto de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira das Américas, todos esses propósitos para que, por sua intercessão, o Senhor Jesus Cristo suscite sempre novos e mais santos discípulos missionários em nossas igrejas, e corajosos construtores da paz e justiça em nossas nações”, concluiu.
O Celam foi criado em 1955 pelo papa Pio XII e, desde então, tem como sede Bogotá. É um organismo de animação, ajuda à reflexão e à ação pastoral da Igreja na América Latina e Caribe. Presta serviços de contato, comunhão, formação, investigação e debate às 22 conferências episcopais localizadas do México ao Cabo de Hornos, incluindo o Caribe e as Antilhas. Fonte: CNBB
Fundação Padre Gabriel terá feira de artesanatos no North Shopping Barretos
A partir do dia 19 de novembro os trabalhos realizados por voluntários e atendidos dos projetos sociais da Fundação Padre Gabriel passam a ser comercializados em uma Feira de Artesanato no North Shopping Barretos, realizada até o dia 29 de novembro.
As feiras fazem parte das iniciativas da Fundação para arrecadar fundos auxiliares para suas atividades que incluem desde acolhida aos moradores de rua e tratamento de dependentes químicos, até amparo a famílias em situação de risco social em busca de moradia.
Por ser realizada no final do ano, a Feira de Artesanato da Fundação Padre Gabriel trará produtos com temática natalina e muitas sugestões de presentes para as confraternizações de amigos secretos e para ofertar a familiares e amigos. A Feira acontece no espaço em frente a Lojas Americanas.