Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

Os efeitos do café no coração

Olá!
O café faz parte da rotina de muitos brasileiros e cada vez mais a bebida tem sido associada com benefícios a saúde, inclusive um estudo norueguês encontrou uma relação entre tomar a bebida a uma maior expectativa de vida com vantagem para o tipo filtrado. Porém, algumas pessoas relatam palpitações e arritmias com o uso excessivo da cafeína. Devido a suas características estimulantes, ele é evitado por pessoas com problemas no coração como arritmia.
Arritmias fazem o coração bater descompassado, rápido ou devagar demais. Por esse motivo, era recomendado a pacientes com a condição de evitar o consumo de cafeína. Mas um estudo publicado mês passado no periódico Journal of the American College of Cardiology sugere que a substância tem um efeito protetor quando o assunto é arritmia cardíaca – a analise envolveu 360 mil pessoas e não foi observado efeito na frequência cardíaca. No entanto, o estudo sugere que esse consumo deve ser de até 300 miligramas por dia, algo presente em cerca de 3 xícaras de café.
Segundo o estudo, diferenças individuais na suscetibilidade aos efeitos da cafeína também podem alterar essa quantidade ideal, mas na maioria dos casos, três xícaras não interferem no ritmo do coração. Essa quantidade ainda pode ser benéfica para o coração – podem ter propriedades antiarrítmicas de longo prazo, mediadas por efeitos antioxidantes.
Há uma relação entre o excesso de cafeína com o aumento da pressão, observada em estudos por isso a Sociedade Americana de Cardiologia recomenda até 3 xícaras de café por dia, não mais que isso.
Alguns estudos apontam que o café pode reduzir o AVC em mulheres e reduzir em até 10% as doenças cardiovasculares (como infarto). Outros o associam como proteção contra o mal de Parkinson e Alzheimer.
Lembrando que por ser estimulante, pode atrapalhar o sono e atacar a gastrite, portanto, o ideal é a moderação e fica a dica: até 3 xícaras por dia tá tudo bem para o coração!
Um ótimo domingo e até o próximo!

Daniele Rezek
Cardiologista
CRM 145.887 | RQE 64.850

Compartilhe: