Ir para o conteúdo

quinta-feira, 22 de outubro de 2026

Artigos

Os antepassados da sociedade indiana

A índia conhecida no ideário popular brasileiro é a Índia do Taj Mahal, da poluição do Ganges, dos milhares de deuses pintados de azul, da novela das nove com aquela música “chiclete”, do cinema que tem se destacado, dos conflitos entre muçulmanos e indianos, dos BRICS, e do cravo e da canela.
Essa Índia culturalmente rica e diversa por muitas vezes passou despercebida quando se estudava a Antiguidade no ensino fundamental. O deslumbre da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma antiga), os guerreiros assírios, a religiosidade egípcia, a história dos hebreus e fenícios, os persas do filme, muitas das vezes ocuparam todos os bimestres do curto ano que há para estudar história antiga.
As sociedades pré-indianas, foi formada por cidades bem planejadas, com uma estrutura urbanística em muito superior a muitas cidades brasileiras; com ruas, esgoto, água encanada, e outras estruturas. Essa a sociedade formou ao longo do rio Indo (no atual Paquistão) cidades enormes como Harappa.
Esses povos há um pouco mais de um milênio antes de Cristo foram dominadas por tribos vindas do atual Irã, tais tribos ao dominar esses povos deram início a sociedade védica, sendo a base mais antiga da sociedade hindu e sua religiosidade, e levando a formar a Índia.
Sendo assim, a Índia hoje é o reflexo do passado. Essa é a magia da ciência histórica, compreender o presente pelo passado!

Leonardo Ferrari Silva, historiador formado pelo Centro Unificado de Educação Barretos (Faculdade Barretos) e docente nesta área na cidade de Catanduva

Compartilhe: