Ir para o conteúdo

sábado, 25 de junho de 2022

Artigos

Origem e Tradição de Corpus Christi

A Igreja Católica celebra hoje a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, mais conhecida por Corpus Christi. A data desta solenidade é móvel, ou seja, não tem uma data fixa no calendário litúrgico da Igreja. Ela sempre ocorre na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que por sua vez, ocorre sempre após a Solenidade de Pentecostes. Isso quer dizer que Corpus Christi sempre é celebrado 60 dias após a Páscoa, outra data móvel, podendo ser celebrado entre os dias 21 de maio de 24 de junho.
A origem do Dia de Corpus Christi remota ao século XIII, quando o Papa Urbano IV, solicitou que os objetos do Milagre de Bolsena (ocasião em que um sacerdote viu sangue sair da hóstia ao parti-la durante uma missa na cidade de Bolsena, Itália) fossem levados para Orvieto, onde estava a corte papal, em uma grande procissão em 19 de junho de 1264. No mesmo ano o papa instituiu a Festa de Corpus Christi para acontecer na oitava de Pentecostes.
Entretanto, o decreto teve pouca repercussão, pois o papa morreu um mês depois. Porém, aos poucos foi se propagando por algumas igrejas, como na Diocese de Colônia, na Alemanha, onde é celebrada desde antes de 1270. Foi lá que surgiu a tradição das procissões logo se espalhando pelo país e em seguida para a França e Itália. Em Roma, as procissões de Corpus Christi existem desde 1350.
Mas, a tradição de enfeitar as ruas para a procissão surgiu em Portugal, onde é celebrada oficialmente desde 1282, e foi trazida para o Brasil com os colonizadores.

Compartilhe: