Ir para o conteúdo

domingo, 09 de fevereiro de 2014

Artigos

O sol e a regra da colher de chá

Em um país tropical e quente como o Brasil, com temperaturas elevadas e altos índices de radiação solar (ultra-violeta), fica quase impossível imaginar uma vida “sem tomar sol”. Mas os efeitos do sol em excesso sobre a pele são muitos, e envolvem tanto a estética (queimaduras, rugas, manchas, envelhecimento), quanto à saúde, ocasionando tumores de pele.
O câncer de pele é o tumor mais freqüente no Brasil correspondendo a 25% dos casos dos tumores malignos. A estimativa brasileira é de que ocorram mais de 100.000 casos novos por ano.
De acordo com a Dermatologista Dra Cristina Alessi, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) criou uma regra conhecida como “a regra da colher de chá”, que orienta a medida de protetor que deve ser usada nas diferentes partes do corpo.
– 1 colher de chá para rosto e pescoço
– 1 colher de chá para cada braço
– 2 colheres de chá para tronco e dorso
– 2 colheres de chá para cada perna
“Além disso, devemos escolher protetores que tenham registro na Anvisa, protetores solares de FPS mínimo de 30 e lembrar de aplicar o produto 15 minutos antes da exposição e reaplicá-lo a cada 2 horas ou após longos períodos imerso em água”, afirma Dra Cristina Alessi.
Muitas pessoas trabalham diariamente com exposição ao sol, como por exemplo, os vendedores ambulantes, operários da construção civil, trabalhadores rurais, atletas entre outras profissões. 
Trabalhadores externos e atletas ficam longos períodos expostos ao sol. Além da aplicação do protetor solar, é importante a fotoproteção física, com chapéus, roupas de mangas compridas e óculos de sol. Evitar fazer as atividades entre 10h00 e 16h00. Procurar por protetores com fator de proteção acima de 50, resistentes à água e lembrar de reaplica – los a cada 2 horas.

Compartilhe: