Ir para o conteúdo

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Artigos

O seu futuro é escrito no seu presente

Pensando em um tema para dissertar, me veio à cabeça falar sobre a Obesidade. Sem dúvidas, o maior número de pacientes que procuram meu consultório nos dias de hoje é para gerenciamento de peso, seja ele para ganho ou perda. Você sabe o real impacto da obesidade no seu futuro?
A Obesidade é uma doença crônica, ou seja, uma vez instalada merece tratamento para uma vida inteira. Um erro comum dos pacientes e médicos que lidam com essa patologia, é achar que tratando alguns meses se alcança o objetivo esperado. Não pense assim! Se você pensar, estará fadado ao fracasso.
Mas antes de falar sobre o tratamento, vamos falar de números… Você sabia que 18% da população brasileira é obesa? Que de 1980 a 2014 a porcentagem de adultos brasileiros em sobrepeso subiu de 28 para 38% entre os homens e de 29% para alarmantes 40% nas mulheres? Que, segundo uma revisão sistemática realizada pela Universidade de Oxford e publicada no renomado jornal “The Lancet” em 2018, para cada aumento de 5kg/m² no IMC (índice de massa corpórea), há um aumento de 30% de mortalidade global, 120% de desenvolvimento de diabetes, 20% de desenvolvimento de problemas respiratórios e 10% de desenvolvimento de câncer? Que há uma redução na expectativa de vida de 2 a 4 anos para obesidade grau I e II e de 8 a 10 anos para obesidade grau III? Que o custo anual do SUS – Sistema Único de Saúde é de R$ 2,3 bilhões para o tratamento de complicações relacionadas à obesidade, como derrame, infarto, insuficiência renal, diabetes, Alzheimer, pancreatite, esteatose hepática, câncer, dentre outros.
E você aí pensando que era apenas estética né? Bem-vindo ao sombrio mundo dos números relacionados à obesidade! Números que estão aumentando nos últimos anos, visto o aumento do sedentarismo, transtornos depressivos-ansiosos associados a compulsão alimentar, estresse, insônia e outros. Motivos exacerbados claro, pela pandemia recente que vivemos e que obrigou a muitos a se restringirem ao domicílio ou mesmo ao uso de medicamentos obesogênicos como os corticosteroides.
Mas, de desculpas o inferno está cheio né? Então se você é daquela pessoa procrastinadora, aproveite o início de 2022 para criar uma rotina e manter uma disciplina sobre alimentação e treinos! Não espera a motivação, porquê não são todos os dias que são motivantes. A única consistência vem da disciplina e do foco. Que o estilo de vida saudável esteja entre eles! Afinal, seu futuro é escrito agora, no seu presente!

 

Dr. Jorge Rezeck
Médico no Hospital São Jorge
e Clínica Unique Barretos
Membro titular da Sociedade
Brasileira de Clínica Médica

Compartilhe: