Ir para o conteúdo

segunda-feira, 04 de março de 2024

Artigos

O que significa ter saúde?

Olá!
Muitas pessoas se consideram saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém a falta de enfermidades não significa presença de saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.
A percepção de qualidade de vida também tem muitos pontos em comum com a definição de saúde. Desse modo, percebe-se a necessidade de analisar o corpo, a mente e até mesmo o contexto social no qual o indivíduo está inserido para conceituar melhor o estado de saúde.
Na semana que é comemorado o Dia Mundial da Saúde (dia 07 de Abril), vamos relembrar os principais elementos que contribuem para uma vida mais saudável a partir dessa visão ampla. Afinal, um conjunto de bons hábitos quando combinados, contribuem para o menor risco de desenvolvimento de doenças, sejam elas físicas ou mentais.
Não dá para falar em vida saudável sem mencionar a alimentação, uma vez que hábitos alimentares saudáveis são importantes para a prevenção. Isso porque alimentos in natura ou minimamente processados têm a capacidade de fornecer os nutrientes que seu corpo necessita. Em contrapartida, os alimentos ultraprocessados em geral são pobres em nutrientes e ricos em aditivos químicos, calorias, gordura, açúcar e sódio e o maior consumo destes tem sido associados a uma maior chance de obesidade, câncer, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares entre outras.
Lembra de quando falamos sobre bem estar físico e mental como parte do conceito de saúde? A prática regular de exercícios é um dos passos para alcançar as duas. Além de reduzir os níveis pressóricos, melhorar as taxas de glicemia, eliminar uns quilinhos, a atividade física regular melhora o humor, diminui a ansiedade, ajuda na melhora da depressão e estresse além de melhorar o sistema imunológico e diminuir dores. Outro benefício é a melhora da qualidade do sono.
Relacionamentos são fundamentais para nossa saúde mental. Tão importante quanto o relacionamento com outras pessoas é o relacionamento com nós mesmos. E a nossa saúde mental está diretamente ligada a satisfação interior. Portanto, o primeiro passo para uma boa autoestima é o autoconhecimento. Dedicar a algum hobby também é autocuidado. Às vezes, estamos tão ocupados com compromissos que esquecemos de fazer alguma atividade que seja prazerosa e que nos coloque em contato com aquilo que gostamos, o que também alivia o estresse.
Portanto, devemos tentar ao máximo adotar no dia a dia práticas que melhorem nossa qualidade de vida a fim de conseguirmos uma melhor saúde física, mental e também social.
Uma ótima semana e até o próximo.

 

 

 

Daniele Rezek
Cardiologista
CRM 145.887
RQE 64.850

Compartilhe: