Ir para o conteúdo

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Artigos

O que é a droga LSD?

O LSD, também conhecido como “Doce” ou “Ácido”, é uma droga sintética, psicotrópica e proibida no Brasil.
Foi sintetizado em 1938. Em 1943 foi catalogado como psicoativo. O início de sua carreira recreacional aconteceu em 1960. 18 anos depois, passou a se tornar ilegal pelo mundo.
Possui aparência de cápsula, cartela picotável, comprimido, cristal, cubo, líquido, mata-borrão, microponto, pó ou ponto, todos de administração oral.
As cartelas picotadas trazem no verso o líquido de LSD gotejado e possuem 25 pontos. Elas revelam temas, desenhos e estampas para criar intimidade e identificação entre a pessoa e a droga, assim como no ecstasy.
Um fenômeno marcante nessa droga é o “flashback”, ou seja, desconfortável retorno dos efeitos muitos dias após seu consumo.
Ocorre também as chamadas “bad trips” ou “viagens ruins”, nas quais a pessoa pode ser levada a estados emocionais depressivos, que podem evoluir para reações psicóticas e paranoia, sendo, em alguns casos, prolongadas por toda a viagem, que se transforma em um verdadeiro pesadelo. Aliás, há muitos casos de viagens sem volta, ou seja, aquele que consome, mesmo dose única, ingressa em um quadro psicótico permanente.
É comum a pessoa apresentar falhas na avaliação da realidade, que podem produzir ideias de perseguição.
Outras consequências do abuso do LSD são dependência, ansiedade, redução do apetite, prejuízos ao fígado, dano aos rins, aceleração da pulsação, elevação da temperatura corpórea, aceleração do batimento cardíaco, aumento da pressão sanguínea, convulsões e morte, principalmente por overdose, já que é difícil medir quantidades tão minúsculas, mensuradas em microgramas.
 
Luciano Quemello Borges, Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Compartilhe: