Ir para o conteúdo

terça-feira, 16 de abril de 2024

Artigos

O número de passos que damos por dia é importante?

Olá!
Para chegar a uma conclusão, foi realizado um estudo com 2110 adultos, com idades entre 38 e 50 anos divididos em 3 grupos de acordo com a quantidade de passos diários: baixa (menos de 7 mil), moderada (entre 7 mil e 10 mil) e alta (mais de 10 mil). Após 10 anos de estudo, eles concluíram que andar pelo menos 7 mil passos por dia reduz de 50 a 70% a mortalidade por todas as causas.
Os participantes que deram pelo menos 7 mil passos por dia, medidos por um acelerômetro, apresentaram a menor taxa de mortalidade, que não variou em relação àqueles que andaram mais de 10 mil passos. De acordo com o estudo, o mais importante é a quantidade e não a intensidade do movimento. O resultado do estudo foi publicado na revista JAMA Network.
Os 7 mil passos equivale a uma distância de 4 a 5 quilômetros por dia. Parece muito, mas ela contempla todos os deslocamentos, incluindo dentro de casa e no trabalho.
O sedentarismo é um importante e conhecido fator de risco de doenças cardiovasculares e mortalidade.Por isso, aquela caminhada até a padaria ou até o trabalho é válido. Também é importante a cada hora sentado no trabalho ficar de pé e fazer pequenas caminhadas. Mas todos devem incluir a atividade física nos hábitos diários. É importante aliar os exercícios aeróbicos como a caminhada com atividades de força como a musculação.
A prática de atividade física deve estar associada a cuidados nutricionais, perda de peso, cessação do tabagismo, controle dos níveis de açúcar, lipídeos e pressão arterial, além da redução do estresse.
Consulte seu médico para uma avaliação detalhada.
Um ótimo domingo e até o próximo!

 

 

Daniele Rezek
Cardiologista
CRM 145.887
RQE 64.850

Compartilhe: