Ir para o conteúdo

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Artigos

O Mundo das Letras

Neste mês de abril , comemoramos o dia Nacional do livro sendo exaltado o primeiro escritor brasileiro Monteiro Lobato onde suas obras foram rapidamente valorizadas por muitos leitores até nos dias de hoje ,com muito sucesso.
A expressão “Leitura “ faz parte de nós,pois ela está presente no nosso dia a dia ,em todos os momentos.
No mundo acelerado em que vivemos, o mundo.digital se tornou um caminho mais fácil para o hábito de leitura, onde existem até aplicativos com bibliotecas .
Mas tem suas vantagens e desvantagens, pela rapidez do mundo virtual hoje ler um livro em mãos parece muito mais difícil visto que demanda de hábito e.paciência para chegar ao final , sendo as telas parecem mais atrativas.
É preciso resgatar , e incentivar a importância de ler , e de um livro ,pois com a leitura, desperta a imaginação, criatividade e aumenta o vocabulário , levando a pessoa para onde ela quiser.
O ato de ler é amplo , pois envolve muitos gêneros textuais.
Neste mês , devemos dar importância a literatura infantil,um mundo encantador que podemos levar para as crianças, de forma divertida e que eles com autonomia se tornam reflexivos estando diante a realidade.
Através de contos de fadas , fábulas, histórias em quadrinhos, poesias é possível tirarmos algum aprendizado que pode ser significativo na vida das crianças e também para os adultos.
É preciso ler, é preciso ler… E se, em vez de exigir a leitura, o professor decidisse partilhar sua própria felicidade de ler? A felicidade de ler? O que é isso, felicidade de ler? PENNAC
Desde pequenos ,temos hoje histórias feitas de acordo com a idade ,explorando histórias e vivências para cada faixa etária ,por este fato é importante os familiares estimular a leitura em casa ,onde será o espaço de incentivo para futuros aprendizados ,estando já de frente a cultura ,musicas , arte ,museus ,livros facilitando o processo de aprendizagem no ambiente escolar.
Fábulas , poesias ,contos de fadas ,lendas expandem a forma divertida da criança enxergar o mundo ,indo além da realidade ela sem encanta com fantasias onde tudo é possível e real.
Temos grandes representantes da literatura infantil , Ana Maria Machado, Mauricio de Sousa, Ziraldo, Monteiro Lobato dentre outros que marcaram a infância de muita gente com suas histórias.
Na simplicidade também se tornaram grandes . e porque não pensar que em nosso meio vamos ter mais grandiosos escritores , somos responsáveis por isso ,você , família , professores somos mediadores nesse papel de intervir para incentivar a leitura desde pequenos para tomar gosto e fazer a prática desse universo imaginário .
Tornar a leitura significativa ,é nunca perder o encanto entre versos e estrofes ,entre a diversidade de obras que temos ,escolhendo qual ,se quer aprofundar.

 

 

 

Natalia Macedo
Professora da rede
municipal de ensino

Compartilhe: