Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

O Mistério do Natal

Geralmente, quando falamos de mistério referimo-nos a algo escondido, a um segredo, a uma realidade velada aos nossos olhos; e, ao mesmo tempo, que nossos ouvidos são incapazes de compreender.
O Natal de Jesus não é um segredo; ao contrário, é um alegre anúncio. Naquela noite fria em Belém de Judá, os anjos anunciaram aos pastores: “Não temais! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor!” (Lc 2,10-11).
Este anúncio se repete para nós cristãos a cada ano, quando celebramos o nascimento do nosso Salvador. Jesus não nasce de novo, mas se revela sempre de uma forma diferente, cada vez que nos aproximamos da gruta de Belém. Nisso, o Natal se revela como um mistério sempre novo, surpreendente!
Neste ano marcado pela pandemia – que atingiu a todos de uma ou de outra maneira; que tirou de nosso convívio pessoas tão amadas e queridas; obrigou-nos a renunciar a gestos tão simples que revelavam proximidade, afeto, alegria – precisamos voltar nossa atenção ao Menino que, com ternura, volta para nós seus braços, e estende-nos as suas mãos.
Também Ele experimentou o que nós experimentamos. A angústia, o medo, a insegurança, o desprezo também cercaram o seu berço; e justamente aí Ele revelou a sua luz!
Em tempos como o nosso, Ele está a nos ensinar: a vida se mantém com cuidado; a prevenção é sempre a melhor atitude diante dos riscos; a solidariedade é a melhor resposta; e a fé é a melhor atitude que podemos oferecer ao mundo conturbado, diante das contradições e da confusão que nos cerca, para manter viva a nossa esperança!
Que a luz que surge para nós da gruta de Belém ilumine nossos corações em tempos de incertezas e dúvidas, e desperte em nós “a confiança íntima de que as coisas estão prestes a assumir uma forma nova, nascida exclusivamente da experiência duma graça escondida na escuridão” (Papa Francisco).

SANTO E ABENÇOADO NATAL!

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo de Barretos

Compartilhe: