quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Artigos

O mês de Maria – mês de refletir nosso silêncio

Estamos no mês de maio, dedicado a Nossa Senhora nos seus diversos títulos e aparições. Mas celebrar esse “Mês Mariano” é poder olhar para as virtudes dela e buscar, na nossa vida de cristãos, sermos pessoas que buscam cada vez mais o céu.
Poderíamos aqui elencar inúmeras qualidades de Maria, mas hoje me deterei a uma: o silêncio. Quantas vezes precisaríamos silenciar nossas ações, nosso coração, nossa boca? O silêncio mariano é vivido na meditação, contemplação, e principalmente na escuta da vontade de Deus para nossa vida.
Cultivar o silêncio, em meio a tantos ruídos, parece ser impossível, mas afirmo para vocês que não é tão difícil assim. O que nos falta, às vezes, é começar, é fazer com que possamos nos silenciar. Falta-nos o primeiro passo!
No meio político, social e tantos outros, sempre surgem os especialistas em todos e em qualquer assunto; parecem que esses querem a todo custo incutir sua opinião para as outras pessoas, e pior, fazer que quem pensem o contrário, seja convencido a pensar igual.
Cultivar o silêncio é ter em mente que se a opinião, o posicionamento não me foi pedido, eu devo me calar e guardar para si. E mais ainda, se perguntar como seria que Deus agiria em meu lugar.
O silêncio acompanha a prudência e a discrição. Exemplos de Maria não nos faltam. Que possamos ser “mais marianos” para amarmos mais a Jesus e cumprirmos em nossa vida os desígnios de Deus.

Diácono Pedro Henrique Lopes
Paróquia São Miguel Arcanjo – Miguelópolis

Compartilhe: