Ir para o conteúdo

domingo, 21 de julho de 2024

Artigos

O Holocausto é incomparável?

Em toda minha vida vi muitas situações serem mal comparadas com o Holocausto judeu que se criou um tabu fazer comparações. O genocídio de uma raça faz parte da raça humana, ou da história humana. Desse ponto de vista, o extermínio dos judeus pelos nazistas não é diferente de outros que ocorreram. E ocorrem…

Não me parece que a morte de uma “raça” seja mais importante que a de outras, nem que se banalizem comparações esdrúxulas. Mas, sim, podemos comparar qualquer genocídio com o Holocausto e até considerar os que obtiveram êxito ainda mais cruéis. Os números importam, mas 100% é mais cruel.

Não custa lembrar que um grande “genocida” está na Bíblia, tem o nome de Jesus no original grego (o primeiro Jesus da Bíblia, nomeado por Moisés), mas chegou ao português como Josué, e vejamos seu primeiro massacre (nos anteriores, Amorreus, Basã e Madiã, Moisés comandava, mas poupou-se as moças virgens), a cidade de Jericó: O povo clamou e os sacerdotes tocaram as trombetas. A muralha desabou. Tomaram a cidade e votaram-na ao interdito, passando a fio de espada tudo o que nela se encontrava, homens, mulheres, crianças, velhos e até mesmo os bois, as ovelhas e os jumentos (Js 6,20-21).

Segundo a Bíblia, os israelitas de então foram genocidas por ordem de Deus, ou do profeta de Deus que recebia as mensagens genocidas deste. E, hoje, os israelenses é que estão sendo acusados. E, não, a declaração do presidente Lula não está aí.

E o que disse Lula: “Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus.”

É uma frase sem muito sentido, incompleta, claramente de improviso e tentando sem sucesso escolher as palavras adequadas. Um governo sério de Israel pediria explicações e não tomaria conclusões tão radicais, haja vista o que Erdogan disse em 27 de dezembro: “Eles costumavam falar mal de Hitler. Que diferença você tem de Hitler? Eles vão nos fazer sentir falta de Hitler. O que esse Netanyahu está fazendo é menos do que o que Hitler fez? Não é. Ele é mais rico do que Hitler e recebe o apoio do Ocidente. Todo tipo de apoio vem dos Estados Unidos. E o que eles fizeram com todo esse apoio? Mataram mais de 20 mil habitantes de Gaza”.

Mario Eugenio Saturno é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano

Compartilhe: