Artigos
O Espírito Santo é a força do alto que precisamos
O texto do Evangelho segundo João (20,19-23 – domingo da Ascensão) nos apresenta o relato da aparição de Jesus ressuscitado no centro de sua comunidade. O Ressuscitado é para ela a fonte de vida, o ponto de referência e o vínculo de unidade. Sua saudação – “A paz esteja convosco” (v. 19) – está em perfeita continuidade com sua oração de despedida na última ceia, quando declarou: “Deixo-vos a paz! Minha paz vos dou” (Jo 14,27). Jesus revela que está vivo e presente no meio deles, assegurando a mesma paz que havia desejado antes de sofrer a paixão.
O efeito do encontro com Jesus ressuscitado é a alegria, como ele próprio havia anunciado: “Não vos entristeçais, pois vossa tristeza se converterá em alegria” (Jo 16,20). Para designar a nova missão dos discípulos, Jesus repete a mesma saudação. Antes de sofrer a paixão, pretendia libertar os discípulos do medo de sua condenação e morte na cruz; agora, assegura-lhes a vitória sobre a morte. Essa coragem e segurança devem acompanhá-los na missão que estão iniciando; e essa missão deve ser cumprida como Jesus cumpriu a sua, amando-os até o fim.
Ao soprar o Espírito Santo sobre os discípulos, Jesus infunde neles seu alento de vida. O Espírito é o princípio vital para que o plano salvífico de Deus se realize na história. O Espírito que receberam é quem lhes assegurará a força para serem testemunhas fiéis perante o mundo. Eles são revestidos da força do alto para dar continuidade à obra de Jesus. A comunidade dos discípulos é chamada a fazer brilhar no mundo a glória do amor do Pai pelo Filho e do Filho pelos seus. Dessa maneira, a comunidade cristã constitui-se ao redor de Jesus, vivo, presente, crucificado e ressuscitado. Ele está no meio deles, revestindo-os de confiança ao lhes mostrar os sinais de sua vitória sobre a morte. Sua presença é ativa, e do dom do Espírito Santo concedido a todos os que se encontram reunidos brota a força de vida que anima os discípulos na missão.
A experiência comunitária desse amor, expresso na morte de Jesus e em sua vitória sobre a cruz, dá-se agora na celebração da Eucaristia. Portanto, a comunidade que a celebra acha-se, assim, revestida do Espírito Santo, para que também cada um de seus membros faça de sua vida um dom para os outros, a exemplo de Jesus Cristo.
A comunidade cristã só existe de forma consistente se está centrada em Jesus Cristo e se deixa conduzir pelo Espírito Santo. É nele que superamos todos os medos, tribulações, inseguranças, limitações, falta de unidade, para assumir, com compromisso radical, a missão que ele nos confia (Vida Pastoral n. 357, Paulus).