Ir para o conteúdo

segunda-feira, 04 de março de 2024

Artigos

O emagrecimento e as emoções

O emagrecimento é um assunto em alta na atualidade. As pessoas estão cada vez mais insatisfeitas com os seus corpos e buscam desenfreadamente meios para alcançar o corpo sonhado, que muitas vezes é imposto pela sociedade com seus padrões de beleza, que não levam em consideração as particularidades de cada corpo. Somos seres humanos, e como tal somos diferente uns dos outros, tanto em relação à personalidade quanto aos nossos aspectos fisiológicos, como metabolismo, estrutura óssea e massa corporal. Essas particularidades devem ser respeitadas dentro de um processo de emagrecimento.
São muitos aspectos envolvidos no processo de emagrecimento. Inicialmente é importante compreender as origens do processo de ganho de peso para então procurar alternativas saudáveis e realmente eficientes para se sentir melhor com seu corpo.
É importante enfatizar que: em todo processo de ganho de peso têm questões emocionais envolvidas! Nunca é do nada, sempre tem angústias e emoções não resolvidas e a flor da pele que refletem no nosso corpo. As emoções podem influenciar no processo de emagrecimento, já que muitas vezes as pessoas recorrem à comida como forma de lidar com sentimentos como ansiedade, tristeza ou estresse. É importante trabalhar o equilíbrio emocional para alcançar um emagrecimento saudável e duradouro. A prática de atividades físicas, meditação e terapia podem ajudar nesse processo.
Algo que devemos pontuar são os diferentes tipos de fome, que muitas vezes são confundidos. A fome física, que é a necessidade do corpo por nutrientes; a fome emocional, que surge como resposta a emoções como ansiedade ou tristeza; e a fome social, que é influenciada pelo ambiente e pelas interações sociais em torno da comida. Durante o processo de emagrecimento é importante que haja um atendimento multidisciplinar, onde nutricionista e psicólogo podem auxiliar as pessoas a identificarem suas reais necessidades em relação a alimentação. O psicólogo colabora para que este indivíduo comece um processo de autoconhecimento que te leve a entender as questões emocionais envolvidas no processo de ganho de peso e também a desenvolver estratégias para lidar com situações estressoras.
Cuidar da qualidade de vida e das emoções é fundamental para ter uma vida saudável e equilibrada. Além disso, isso pode ajudar no processo de emagrecimento, já que o bem-estar emocional pode influenciar diretamente nos hábitos alimentares e na prática de atividades físicas.

 

Larissa Silva é psicóloga e
professora universitária
CRP 06/183024
@psicologa.larissasilva

Compartilhe: