Ir para o conteúdo

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Artigos

O CARNAVAL BRASILEIRO COMO ESPETÁCULO ÚNICO NO MUNDO

O Carnaval é a festa da alegria do povo brasileiro, marcada pela criatividade, tendo se tornando uma expressão da arte popular, da cultura nacional, junto com o futebol, dos eventos que encantam o mundo pela originalidade com que o povo brasileiro alçou estas duas modalidades (uma cultural e outra esportiva) em deslumbramento. Isso porque – e mais ainda no Carnaval-, é quando ocorre uma catarse. Neste ano, com a Copa do Mundo no Brasil, esta catarse parece ficar elevada ao cubo. De qualquer forma, é um momento em que muitos turistas vêm para o Brasil, especialmente para viver a energia do Carnaval brasileiro. Há muitas maneiras de festejar o Carnaval, com estilos que variam em cada estado brasileiro, mas é o Carnaval carioca o mais badalado. O carnaval do Nordeste também vem conquistando, com os frevos, os trios elétricos, etc. 
São dias de folia e descontração, as ruas são tomadas por todas as cores, e as escolas de samba vão para as avenidas, em desfiles que se estendem por toda a madrugada, até a manhã do dia seguinte. Quem não pode ir brincar ou assistir as escolas de samba na avenida, também acompanha em suas casas, pela tevê, sempre em grande audiência. O Carnaval brasileiro contagia mesmo. Pela tevê, quando desfilam as escolas de samba, podemos ver como a organização e a criatividade são capazes de oferecer um espetáculo único no mundo, bonito de se ver, seja pessoalmente, na avenida, ou pela tevê. 
O que não podemos deixar acontecer é que o Carnaval perca este espírito de congraçamento, e que os brasileiros temam ir às ruas por causa da violência, principalmente depois das manifestações que tomaram conta do País, desde junho do ano passado. Esperamos que o Carnaval seja um momento de alegria para todos, sem abusos, para que possa haver dias de descontração, com menos violência. É o que esperamos do Carnaval, pois o povo brasileiro merece se divertir saudavelmente, e mostrar ao mundo do que é capaz, em termos de criatividade, com esta festa monumental.
 
Valmor Bolan é Doutor em Sociologia e Especialista em Gestão Universitária pelo IGLU (Instituto de Gestão e Liderança Interamericano) da OUI (Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal, Canadá.

Compartilhe: