Ir para o conteúdo

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Artigos

Novembro Azul

Olá!
A segunda causa de morte no mundo, atrás apenas dos problemas cardiovasculares, é o câncer. Já abordamos no mês passado sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama (o que mais acomete mulheres). Esse mês, chamado “Novembro Azul”, ocorre o movimento para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em 2018, ocorreram 68.220 novos casos. A doença é o segundo tipo mais comum em homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos.
A próstata é uma glândula masculina, em forma de uma noz e que fica logo abaixo da bexiga e envolve uma parte da uretra (tubo pelo qual a urina é eliminada). A doença pode não apresentar sintomas (ou apresentar poucos) em sua fase inicial. Em alguns casos, os sintomas podem ser parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes, de dia e à noite, sangue na urina e diminuição do jato de urina).
Alguns fatores podem aumentar as chances de um homem desenvolver a doença: 1. Idade – o risco aumenta com o avançar da idade; 2. Histórico de câncer na família – se pai, avô ou irmão tiveram câncer antes dos 60 anos; 3. Sobrepeso e obesidade – estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
E a prevenção? Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Já está comprovado que uma dieta rica em verduras, legumes, grãos, cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir os riscos. Outros hábitos saudáveis também são recomendados, como: fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Previna-se!
Um ótimo domingo e até o próximo!

 

Nos acompanhe nas redes sociais: @dra.danielerezek   Dra. Daniele Rezek

Dúvidas e sugestões, nos envie um e-mail: dradanielecardio@gmail.com

Compartilhe: