Ir para o conteúdo

terça-feira, 16 de abril de 2024

Artigos

Novembro Azul: a importância do cuidado com a saúde do homem

Chegou a hora de falar de mais uma campanha para a promoção de saúde: o Novembro Azul, que é realizado especialmente para homens buscando a conscientização sobre doenças masculinas, principalmente o câncer de próstata. E, apesar da campanha acontecer apenas em novembro, ela existe para reafirmar que os cuidados devem ser tomados durante o ano todo.
Os especialistas afirmam que é importante que os homens mantenham uma rotina de visitação ao médico em diferentes especialidades e, no caso das consultas com o urologista, a importância está na prevenção ou tratamento precoce do câncer de próstata e outras doenças. No caso do câncer de próstata, a fase inicial por de ser assintomática, tornando os exames de rotina e diagnóstico médico ainda mais importantes. Geralmente, a indicação de exames regulares é para homens a partir dos 45 anos, mas em caso de pacientes com parentes de primeiro grau, que tenham tido câncer de próstata ou homens negros, característica com mais reincidência da doença, estes cuidados devem começar ainda mais cedo, aos 40 anos.
De qualquer forma, também vale a pena estar atento aos sintomas, que podem incluir dificuldades de urinar, sangramento, redução do jato de urina e sensação de pouco esvaziamento da bexiga. Mas, é importante não se assustar caso algum dos sintomas apareça, pois eles também podem estar relacionados ao crescimento da próstata, natural durante o envelhecimento. Mas, mesmo assim é fundamental ir ao médico, pois em caso de diagnóstico precoce, o câncer de próstata pode ter uma chance de cura que chega a 95%.
Prevenção
Apesar de não existirem medidas específicas para a prevenção do câncer de próstata, estudos mostram a relação de tabagismo, obesidade, sedentarismo e alimentação desequilibrada a alguns tipos de câncer. Por isso, a recomendação é ter sempre hábitos saudáveis.

Compartilhe: