Ir para o conteúdo

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Artigos

Neuroplasticidade: o que é, e para que serve?

Você já ouviu falar em neuroplasticidade? Em outras palavras, é a capacidade que nosso cérebro tem de reorganizar seus neurônios e se adaptar à mudanças.
Nascemos com aproximadamente 100 bilhões de neurônios, todos interligados em uma rede química e elétrica, dinâmica e contínua, que constituem nosso sistema nervoso.
A neuroplasticidade nos permite compreender a capacidade cognitiva que nosso cérebro tem de mudar parâmetros, estabelecendo ou restabelecendo suas respostas diante de estímulos, mudanças ambientais e traumas.
Também conhecida como plasticidade neuronal, está relacionada ao remapeamento do circuito neural, ou seja, é a capacidade do cérebro em reorganizar suas conexões, quando somos expostos a estímulos sensoriais diferentes, como: mudanças de padrão, fatores ambientais e danos sofridos em sua estrutura funcional.
Essa capacidade cerebral pode variar de acordo com a idade do indivíduo. Além disso, tem o poder de induzir modificações na rede neural padrão, reforçando ou inibindo conexões entre determinados neurônios.
Isso quer dizer que nosso circuito neural é maleável e passível de mudanças. Podemos notar também que nosso cérebro não é fruto apenas do resultado genético, mas também das reações ao mundo do qual vivemos.
E, embora a maioria das plasticidades ocorra durante a fase de desenvolvimento, quando ainda somos crianças, a ciência mostra que nosso sistema nervoso pode ser adaptável e moldável por toda vida.
Podemos gerar mudanças positivas quanto negativas, fique atento com o que realmente você quer, mudanças negativas podem ser desenvolvidas com a mesma habilidade das positivas.
Portanto, busque exercitar seu cérebro intensamente, buscando manter hábitos e pensamentos saudáveis. Não se esqueça de buscar ajuda quando sentir que está difícil sozinho.

 

 

Luciana Maria Depieri Branco
Neurocientista
SBNeC n° 16253
www.reabilitacaomultimidia.com.br

 

Contato Ginástica para o Cérebro: Hospital São Jorge (17) 3321-5050

Compartilhe: