Ir para o conteúdo

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Artigos

Neste ano, o Dia dos Avós é hoje, 23 de Julho

Desde 2021, a Igreja comemora no domingo mais próximo do dia 26 de julho, memória litúrgica dos Santos Joaquim e Ana, avós de Jesus; o Dia dos Avôs e Avós.
Para este dia o Papa Francisco prepara uma mensagem evocando um texto bíblico onde se destaca o papel dos idosos na realização do plano divino de salvação. Neste ano o texto bíblico é: “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1,50).
Estas palavras do cântico do Magnificat de Maria nos levam àquele encontro entre a jovem Maria e a anciã Isabel (cf. Lc 1,39-56), que nos revelam que “o Espírito Santo acompanha e abençoa todo encontro fecundo entre as gerações diversas, entre avós e netos, entre jovens e idosos”, como afirma o Papa Francisco na sua mensagem para este dia.
Ao contrário da mentalidade que descarta os idosos por não corresponderem aos padrões do nosso tempo, eles são portadores de experiência e de sabedoria, eles permitem às novas gerações compreenderem que pertencem a uma história maior do que aquela que vivemos e que nem tudo depende das capacidades e habilidades pessoais.

 

 

(Por: Dom Milton Kenan Jr)

 

www.diocesedebarretos.com.br / comunicacao@diocesedebarretos.com.br

Compartilhe: