Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Artigos

NÃO SEJA O “DE VEZ EM QUANDO” DA VIDA DE ALGUÉM

Já faz muito tempo que tenho notado mudança nos meus conceitos, nas minhas atitudes e nas minhas verdades. As experiências vivenciadas, a idade e a falta de paciência para sofrer por amor me fizeram mais forte e mais centrada aos valores que realmente importam.
O problema é que tenho notado que nem todas as pessoas utilizam-se das experiências vivenciadas e da idade cronológica para amadurecer e, na ânsia de viverem um grande amor (sim, para elas esse é o ápice da vida), aceitam qualquer relacionamento, com qualquer pessoa e de qualquer forma.
Por algum motivo estranho, o amor está deixando de ser o sentimento mais puro e forte e se tornando objetivo de vida. As pessoas querem a todo custo encontrarem a alma gêmea, pois acreditam que, sem ela, nunca serão felizes e se tornam o que a sociedade moderna chama de “mendigo afetivo”. (Sim, eu sei que o termo é forte e pode gerar estranheza a quem o lê. Mas, infelizmente é nesse patamar que algumas pessoas aceitam viver).
pexels-photo-842546.jpeg Vamos aos fatos que comprovem isso: o outro não liga, não responde as mensagens que você enviou, não demonstra qualquer interesse e, mesmo assim, você acredita que com o tempo ele irá te amar. Afinal, seu coração instável grita aos quatro ventos que “não responder uma mensagem”, “não comparecer ao encontro” e “não demonstrar interesse” são traumas de relacionamentos anteriores que você facilmente irá curar.
Volta para realidade e foca aqui: mesmo que você seja a referência da psicologia mundial, esse não deveria ser seu papel no relacionamento. Relacionamentos foram criados para nos melhorar como seres humanos e agregar felicidade e paz à vida e não uma desordem generalizada de sentimentos. Em outras palavras:o fato de sermos seres sociáveis e querermos um companheiro de vida não nos obriga a aceitar qualquer relacionamento para ser feliz.
Quer um conselho? Não estrague o que nasceu para dar certo. Não menospreze o amor e não dê uma “ajudinha” ao destino. A vida não precisa de você para seguir seu fluxo natural.
Entenda que é maravilhoso ter alguém para dividir a vida, a cama, o controle da TV, os projetos… mas, isso não quer dizer que sozinho você não será feliz. Entenda que momentos a sós não significam solidão eterna. São apenas momentos necessários para seu crescimento pessoal e espiritual.
Você sabe que quem quer faz acontecer, não é? Então, se o outro não demonstrar interesse respeite e recue. Entenda que um encontro de sábado a noite não tem obrigação de virar namoro. Que um namoro não tem obrigação de virar casamento e que beijos não são contratos de relacionamento vitalício. Relaxe a deixe as coisas acontecerem naturalmente.
Lembre-se que se você aceitar viver como segunda opção, você jamais será colocada como primeira.

PAMELA CAMOCARDI
Professora e escritora

Compartilhe: