Ir para o conteúdo

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Artigos

Não confunda motivação com euforia

A motivação é um dos fatores determinantes para o sucesso. Infelizmente costumamos confundir um pouco motivação e euforia. A verdadeira motivação é duradoura e tem a ver com paixão, entusiasmo, energia, determinação e alegria. A euforia é fogo de palha, é momentânea e passageira, por exemplo, muitas vezes começamos ir para a academia, compramos tênis de marca, roupas da moda, pagamos um ano de treino e na verdade, após uma semana, vamos desanimando e não voltamos mais.
A verdadeira motivação é você estruturar uma rotina disciplinada o suficiente, para que você consiga manter uma rotina com energia intensa para que se dedique a fazer algo que faça sua vida ficar cada dia melhor, principalmente que você consiga se dedicar as suas tarefas diárias com entusiasmo e alegria.
Já a euforia traz uma alegria exagerada e muitas vezes projetada de forma irreal, isto é, existe uma expectativa que está além das perspectivas reais e que, quando não é atingida da forma imaginada, pode tornar-se uma grande frustração.
É importante ressaltar que a motivação é essencial para o desenvolvimento do ser humano. Sem motivação é muito mais difícil cumprir algumas tarefas. É muito importante ter motivação para estudar, para fazer exercício físico, para trabalhar, etc.
Para cada meta estabelecida, devemos traçar objetivos a serem alcançados dentro do prazo de uma semana a um mês, esses objetivos devem ser executados diariamente incentivados pela motivação constante. Os hábitos são formados por comportamento, recompensa e gatilho. Para que haja mudança, é preciso criar novos gatilhos e recompensas. “O maior erro é esperar dar vontade para mudar”. O cérebro gosta de conforto e preguiça.
Para mudar, é necessário mudar isso e lutar contra as vontades imediatas (euforias), mantendo o foco na motivação para desafiar o cérebro a buscar novas estratégias e mecanismos para atingir os objetivos. Acredite em você!

 

Luciana Maria Depieri Branco
Neurocientista
SBNeC n° 16253
www.reabilitacaomultimidia.com.br

 

Contato Ginástica para o Cérebro: Hospital São Jorge (17) 3321-5050

Compartilhe: