Ir para o conteúdo

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Artigos

MENTIRA

Bom Dia Barretos.
A mentira começa na infância, quando diz: já fiz a tarefa sem ter feito, já fui, sem ter ido, já tomei, banho sem ter se lavado. O mentiroso infantil se não for corrigido acaba por ser o mentiroso adulto. Com a sua prática, acaba por perder a credibilidade e mesmo quando diz a verdade não se acredita mais. Minha mãe dizia que a mentira tem pernas curtas e logo, logo acaba por ser desmascarada.
Proust, em à Sombra das Raparigas em Flor, assim se expressou: “Esta espécie de falsificação, que consiste em ter a ousadia de proclamar a verdade, mas acompanhando-a em boa proporção de algumas mentiras que a adulteram, está mais disseminada do que se crê, e verifica-se até nos que não a praticam habitualmente, quando a vida lhes proporciona o ensejo de se entregarem a ela, especialmente em amores.”
O mentiroso contumaz acaba por acreditar em suas mentiras e as defende como se verdades fossem. Segundo Silvio Pellico, em Os Deveres do Homem: “Quem mente, mesmo que não seja descoberto, tem o castigo em si mesmo, sente que está traindo um dever e se degrada.” Enfim, Unamuno em ensaios Que é a verdade? Diz: “Mais vale o erro em que se crê, do que a realidade em que não se crê, pois não é o erro, e sim a mentira, que mata a alma.”
A mentira se infiltra em todas as classes sociais e é praticada até nas manifestações políticas, como disse Hitler em ‘Minha Luta’: “As grandes massas do povo são facilmente vitimadas por uma mentira grande do que por uma mentira pequena.” Daí a importância de se prestar muita atenção nas promessas eleitorais e nas falas de políticos que procuram denegrir a imagem do próximo. A mentira intencional é mais grave porque o mentiroso sabe a extensão de sua mentira e as consequências que pode gerar.
Devemos combater a mentira para se criar um clima de respeito e bem estar na sociedade. A mentira tem que ser reprimida na infância e condenada na fase adulta. Por pior que seja a dor da verdade, é melhor que a tentação da mentira, porque quando descoberta, faz um estrago muito maior. Portanto, vamos praticar sempre a verdade e sermos felizes.

BOM DIA BARRETOS

Compartilhe: