Ir para o conteúdo

sábado, 18 de maio de 2024

Artigos

MCI – Monitoramento de Conectividade Industrial: tecnologia impulsionando a eficiência na indústria alimentícia

A globalização gerou um ambiente altamente competitivo para as empresas em todo o mundo. Uma das principais forças propulsoras desse novo cenário econômico é o avanço tecnológico que tem caracterizado as últimas décadas. A evolução dos sistemas de comunicação e transferência de dados, aliada à crescente capacidade de processamento dos dispositivos, encurtou distâncias e promoveu uma interconexão global sem precedentes.
Nesse contexto, o monitoramento inteligente dos ativos industriais emerge como um dos grandes benefícios proporcionados pelo uso da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). A coleta e análise dos dados gerados por dispositivos IoT permitem a implementação de estratégias de manutenção preditiva, que possibilitam a identificação de tendências de desgaste ou potenciais problemas nos equipamentos, agendando intervenções antes que ocorram falhas. Isso se traduz em redução do tempo de inatividade dos equipamentos, prolongamento da vida útil e otimização dos recursos de manutenção.
O monitoramento de dispositivos IoT desempenha um papel fundamental na chamada Indústria 4.0, possibilitando o acompanhamento em tempo real, a otimização dos processos industriais, a gestão inteligente dos ativos e a conectividade de equipamentos.
Além dos benefícios diretos para a indústria alimentícia, a implementação de um sistema de monitoramento da conectividade dos dispositivos IoT possui potenciais impactos sociais e econômicos notáveis. O fortalecimento da competitividade da empresa no setor e a contribuição para a transformação digital da indústria são apenas alguns dos aspectos que podem ser impulsionados por essa iniciativa.
O Projeto MCI: Monitoramento de Conectividade Industrial
O objetivo deste projeto é desenvolver um conjunto de dashboards dedicados ao monitoramento dos dispositivos IoT utilizando a plataforma Grafana. O intuito é garantir uma conectividade estável e confiável dos dispositivos IoT, contribuindo para a melhoria da eficiência operacional e o aprimoramento da tomada de decisão estratégica.
As etapas do projeto incluem:
• Mapear as bases de dados das automações e selecionar indicadores de comunicação dos equipamentos relevantes para o monitoramento da conectividade na indústria alimentícia.
• Desenvolver consultas SQL para obter resultados, como percentual e status dos funcionamentos dos processos, proporcionando uma visão abrangente e em tempo real das operações.
• Configurar a tela inicial do MCI no Grafana, permitindo uma navegação intuitiva entre os setores da indústria alimentícia.
• Realizar a configuração dos níveis 1 e 2 do MCI, empregando recursos como análises temporais em forma de gráficos de linhas para aprimorar as análises dos processos.
• Mapear a equipe operacional e o time de automação industrial, identificando os responsáveis por cada setor para criar uma lista de escala para o envio de alertas de acordo com as necessidades e demandas.
• Criar grupos no Teams e adicionar os responsáveis operacionais conforme definido na lista de escala, facilitando a comunicação e o compartilhamento de informações relacionadas ao monitoramento e solução de problemas.
• Configurar o Conector Incoming Webhook no Teams, permitindo o envio de notificações automáticas quando ocorrerem eventos críticos de comunicação.
• Criar métricas de alertas relacionados à comunicação no Grafana, definindo configurações como mensagem, regras de alerta e direcionamento para grupos específicos, garantindo a rápida identificação e resolução de problemas de conectividade.
Benefícios do Projeto
Os resultados deste projeto para o monitoramento de conectividade industrial dos dispositivos IoT na indústria alimentícia incluem:
• Melhoria da eficiência operacional.
• Tomada de decisão estratégica embasada em dados em tempo real.
• Redução de custos operacionais.
• Maior agilidade na resolução de problemas.
• Facilitação da comunicação e colaboração entre equipes.
Em resumo, os benefícios deste projeto são significativos e abrangentes, abordando desde a melhoria da eficiência operacional até a tomada de decisões estratégicas embasadas em dados em tempo real. Com o Monitoramento de Conectividade Industrial (MCI), a indústria alimentícia está caminhando para um futuro mais eficiente e competitivo.

Emerson De Oliveira Reis Junior, Maria Ludovina Aparecida Quintans e Rodrigo Ruiz Sanches, Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Barretos

Compartilhe: