quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Artigos

Maria: Modelo, Esperança e Concretude da vontade do Pai

Vivenciando o mês de maio, mês do dia dedicado às nossas mães, a Igreja nos convida para que voltemos os nossos olhares com atenção, devoção e homenagens a Maria. Por isso, maio é o Mês das Mães e, consequentemente, o Mês de Maria, modelo e exemplo de mãe. Mês especial para que nos dediquemos ao profundo conhecimento de sua vida através de seu modelo de entrega, fé, obediência e tantas outras ricas virtudes que encontramos em sua trajetória de vida.
Com certeza, ao olharmos, contemplarmos e nos aprofundarmos nesta realidade mariana, nos encontraremos com a proposta do próprio Cristo, pois perceberemos que em Maria tudo se refere à Cristo. Sabemos que cada passo de fé e obediência a Deus que encontramos em sua vida, a levou a uma relação íntima com Jesus, a Luz do Mundo. Nela encontramos tempos de dores e alegrias, e ao trazermos estas presentes realidades para as nossas vidas seremos capazes de suportarmos com esperança as nossas dores, e também a plena capacidade da humildade para sabermos vivenciarmos os tempos de alegrias sem sermos escravizados por Ele.
Em virtude dos tempos difíceis e incertos que estamos enfrentando através da pandemia, o Papa Francisco enviou mensagem a todos os fiéis para este mês de maio, mês dedicado a Maria dizendo: “Pensei propor-vos a todos que volteis a descobrir a beleza de rezar o Terço em casa, no mês de maio. Podeis fazê-lo juntos ou individualmente: decidi vós de acordo com as situações, valorizando ambas as possibilidades. Seja como for, há um segredo para bem o fazer: a simplicidade; e é fácil encontrar, mesmo na internet, bons esquemas para seguir na sua recitação. Eu rezarei por vós, especialmente pelos que mais sofrem, e vós, por favor, rezai por mim. Agradeço-vos e de coração vos abençôo”.
De fato, o tempo que estamos vivenciando exige de nós uma fé que possa se traduzir em esperança, e esta graça encontramos em Maria, que carregava em si um olhar solicito em favor de todos que estavam a sua volta.
Em comunhão com o Santo Padre aproveitemos este mês para rezarmos o Santo terço e, sobretudo aprendermos com as virtudes de Maria. Maria, exemplo de mãe e modelo de fé, rogai por nós!

Daniel Canevarollo
Seminarista

Compartilhe: