Ir para o conteúdo

domingo, 07 de julho de 2013

Artigos

Mandela: um grande exemplo

Bom dia amigo empreendedor!
 
 
           
            Vi, esses dias, um artigo muito bem escrito sobre uma pessoa que sempre admirei: Nelson Mandela. Ele é um dos maiores exemplos de líderes que podemos nos espelhar, por tudo o que fez para seu país (África do Sul) e para o mundo. Foi coroado, em 1993, com o Prêmio Nobel da Paz por sua atuação na defesa dos direitos iguais e contra um dos maiores erros da raça humana: o Apartheid. Para quem gosta de filmes, INVICTUS é uma obra prima que conta um pouco sobre Mandela. Mas cuidado para não confundir o Morgan Freeman com o próprio Mandela!
            Vale a pena aprender um pouco sobre liderança no texto abaixo:
 
Em 2008, por ocasião dos 90 anos de Mandela, a revista TIME, dos EUA, compartilhou 8 lições de liderança sobre a vida do líder anti-apartheid que foram tiradas de entrevistas com o ex-presidente sul-africano.
Embora a revista esteja disponível na internet apenas para os assinantes, as 8 lições da TIME foram lançadas e incluem frases como: “ficar quieto também é liderar” e “conheça seu inimigo e aprenda seu esporte favorito”.
Mas algumas das melhores iscas de sabedoria são as citações de Mandela sobre as suas ideias de liderança familiar. Quando Mandela estava com medo (fosse na prisão, ou fosse em um avião fazendo um pouso de emergência), ele admitiu que os líderes não devem deixar que as pessoas saibam disso: “você deve se colocar à frente dessas coisas” – foi o que Mandela aprendeu com o rei tribal que o criou quando criança – e que “os líderes não devem entrar no confronto muito cedo”.
Além disso, Mandela costumava dizer que o sábio é aquele que convence as pessoas a fazer as coisas e pensar que elas são suas ideias. Mandela, é claro, tem muitas coisas a dizer sobre liderança ao longo de sua vida, embora por muitos anos os sul-africanos tenham sido proibidos de citá-lo. Aqui separamos algumas das suas melhores frases de liderança, extraídas do “Nelson Mandela By Himself: The Authorised Book of Quotations”.
 
“Discursos longos, tremor de punhos, batidas de mesa e resoluções com palavras fortes que não tenham ligação com as condições objetivas, e que não estejam ligados a ações, podem trazer um grande dano para a luta e para a organização que servimos.”
Essa citação é parte do discurso conhecido como “não há caminho fácil até a liberdade”, de setembro de 1953.
 
“Eu não tinha nenhuma crença específica, exceto que a nossa causa era justa, era muito forte e foi ganhando cada vez mais apoio.”
Discurso feito na Cidade do Cabo, em fevereiro de 1994.
 
“Os verdadeiros líderes devem estar prontos para sacrificar tudo pela liberdade de seu povo.”
Discurso feito em 25 de abril de 1998 na África do Sul.
 
“O que vale na vida não é o simples fato de termos vivido. É a diferença que fazemos na vida de outras pessoas que irá determinar o significado da vida que levamos.”
Festa de aniversário de Walter Sisulu, em Joanesburgo em 18 de maio de 2002.
 
“Nunca foi meu costume usar palavras de ordem. Se tem alguma coisa que 27 anos de prisão nos ensina é a usar o silêncio da solidão para nos ajudar a entender como as palavras são preciosas e como o impacto real dos discursos está sobre a forma como as pessoas vivem e morrem.”
Discurso de encerramento da 13ª Conferência Internacional da Aids, em Durban, em 14 de julho de 2000.
 
Certamente, as citações e frases de Mandela são apenas um reflexo de seu exemplo, que é a maior arma que qualquer líder pode ter a seu favor.
 
Abraços! Tenham uma semana iluminada! E melhoras para o grande líder Nelson Mandela!
 

Compartilhe: