quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Artigos

Leitor do JBR pergunta: Como cuidar do meu pet em tempo de COVID-19?

Ainda que não existam informações conclusivas sobre a transmissão da COVID-19 pelo contato com animais de estimação, devemos tomar todos os cuidados necessários.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e o Conselho Federal de Medicina Veterinária, pessoas que já contraíram o coronavírus devem evitar o contato com os animais, já que não há dados precisos sobre a infecção em pets. Então, se você estiver infectado e o convívio for inevitável, use luvas e máscara facial sempre que possível.
Destacamos que o coronavírus que atingem cães e gatos, trata-se de um tipo a que o ser humano resiste e não tem relação nenhuma com a classe do coronavírus que está causando a pandemia mundial atual.
Mas, mesmo eles não sendo portadores, podem sim, ser “carregadores”se entrarem em contato com o vírus, podendo transportá-lo pelas patas ou pelos. Por isso orientamos aos donos que evitem sair às ruas com os animais, caso o pet só faça suas necessidades na rua, evite locais com grande fluxo de pessoas, e ao retornar para casa passe álcool em gel nas patas do bichinhos. Essa medida de prevenção pode ser feita até duas vezes por dia. É preciso segurar o animal e distraí-lo enquanto o álcool seca, para evitar que ele lamba ou inale o produto.
Os hábitos de higiene com os animais de estimação também devem ser redobrados. O banho elimina o vírus da pelagem do animal, em caso de contaminação, já que o vírus é sensível a produtos químicos. Se o animal está dentro de casa e todos estão de quarentena, dê banho uma vez por semana.
Ter um animal em casa é uma maneira de interação e pode contribuir positivamente em tempo de quarentena, nos tirandodo estado de morbidade, negatividade, medo e pânico. Faça carinho sim, ame bastante e seja amado por seu pet, apenas tome os cuidados necessários.

Denise Guedes
Médica Veterinária
CRMV: 24031

Esta sendo disponibilizado
o whatsapp do JBR (17-99773-1430)
para que encaminhem as principais dúvidas, pois no
momento, o conhecimento é o nosso principal aliado.

Compartilhe: