sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Artigos

Jornal de Barretos: 35 anos de abertura democrática à notícia

A data de hoje marca o nascimento do Jornal de Barretos Regional, que tem um significado amplo em termos de circulação de notícias de Barretos e região.
Os mais vividos sabem, e a juventude merece saber, que em 55 anos vividos de minha juventude ao momento atual, grande período foi marcado por um jornalismo solitário, centralizador em que os fatos e opiniões só ganhariam espaço se houvesse “interesse da empresa” e não da imprensa vocacionada à missão de informar a realidade e a verdade.
Aí aparece, o bem criado Jornal de Barretos Regional. Significou (e significa) espaço aberto, democrático, desinteressado a qualquer cidadão de Barretos que precisasse mandar suas notícias ou emitir suas opiniões.
Cumpriu (e cumpre) essa missão, com o mesmo zelo e senso de comunicação que toda comunidade precisava e precisa ter.
Quando digo precisava é porque não havia outra imprensa escrita e irradiada, alternativa e com o perfil que foi cultivado ao longo desse período de 35 anos. O barretense era refém da exclusividade que nem sempre é produtivo e beneficente.
Não há como comemorar esse 35º. ano, sem enaltecer o brilhantismo dos trabalhos dos competentes, Jota Junior, Carlos Domarasky, Pioneiro e Prof. Edmar Morais. Com ênfase ao jornalista José Renato (Renatinho) que, recentemente, abriu uma lacuna sentida na sala de redação.
Modernamente aparece a mídia internáutica, grande concorrente dos modelos tradicionais, de acessibilidade facilitada, e o Jornal de Barretos Regional, permanece aí com a mesma filosofia e papel jornalístico necessário à comunicação e informação de uma região de quase 500.000 habitantes.
Estão de parabéns seus proprietários e diretores.
Que o matutino tenha vida longa no papel de fazer o jornalismo sério, democrático, verdadeiro e isento. Se a modernidade oferece meios diferentes de comunicação, sem dúvida, o registro histórico jamais será tão seguro e assegurador como é o papel impresso.
Vale homenagear os seus funcionários, jornalistas, redatores, diagramadores, repórteres, radialistas e colunistas pelo belo trabalho de empregam com apreço e amor profissional.
Barretos é feliz pela sua existência.
Que venham mais 35 anos com o mesmo sucesso.
Parabéns!

Dr Fauze José Daher – CRM 20.810 – Formado pela Escola Paulista de Medicina – Mestre em Ciências. Gastro Cirurgião e ex Diretor Clínico da Santa Casa de Barretos, ex Presidente da Assoc. Paulista de Medicina – Reg. de Barretos

Compartilhe: