Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Artigos

Jesus: os seres humanos são imortais.

“Vieram ter com Jesus alguns saduceus, os quais afirmam que não existe ressurreição e lhe propuseram este caso: “Mestre, Moisés deu-nos esta prescrição:
‘Se morrer o irmão de alguém, e deixar a esposa sem filhos, o irmão desse homem deve casar-se com a viúva, a fim de garantir a descendência de seu irmão”. Ora, havia sete irmãos, o mais velho casou-se, e morreu sem deixar descendência. O segundo casou-se com a viúva, e morreu sem deixar descendência. E a mesma coisa aconteceu com o terceiro. E nenhum dos sete deixou descendência. Por último, morreu também a mulher. Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de quem será ela mulher?
Por que os sete se casaram com ela!”
Jesus respondeu: “Acaso, vós não estais enganados, por não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus? Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu. Quanto ao fato da ressurreição dos mortos, não lestes, no livro de Moisés, na passagem da sarça ardente, como Deus lhe falou: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’? Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos!
Vós estais muito enganados” (Mc 12,18-27).
Os saduceus, de famílias aristocráticas, formavam um partido político-religioso, de onde saíam vários sumo-sacerdotes que, no entanto, tinham uma visão diferente de outros religiosos. Por exemplo, eram existencialistas, não acreditavam em ressurreição ou na imortalidade, dentre outras teorias em relação às Escrituras, decretos afins, e até mesmo não criam que Deus interferia na história dos homens.
Neste debate acima relembrado, Jesus os contesta com sua habitual clareza. Diz que eles estão errados, que não sabem interpretar corretamente as Escrituras, e que nem conhecem o poder de Deus. Afirma que os mortos ressuscitam sim, e que seremos na saída dos túmulos como os anjos, ninguém mais vai precisar se casar, porque isso não será mais preciso. Jesus, portanto, afirma categoricamente que os seres humanos são mesmo imortais, porque nos túmulos não estão “mortos” – pois Deus não é Deus de mortos – mas num sono do qual vão acordar = Ressurreição.
Assim como Ele próprio ressuscitou.

 

(Por: Diácono Lombardi)(Por: Diácono Lombardi)

Compartilhe: