Ir para o conteúdo

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Artigos

Já ouviu falar em Produtividade Tóxica?

O que é a produtividade tóxica?
Basicamente, a produtividade tóxica é a sensação de que é preciso estar o tempo todo fazendo algo considerado produtivo. Isso significa trabalhar mais horas do que se trabalhava no passado, ficar constantemente conectado no celular ou computador (e sofrer até com sintomas físicos quando os aparelhos não estão por perto), usar todos os períodos livres para produzir mais ou para fazer atividades que tenham alguma relação com o trabalho, pular as refeições para participar de uma reunião ou entregar um relatório, por exemplo.

Você se parabeniza o mesmo tanto que você se cobra?
As pessoas estão se cobrando tanto que estão adoecendo. Quantas vezes já nos deparamos com frases como essas, “trabalhe enquanto eles descansam”, “estude enquanto eles trabalham”. Aparentemente motivacional, porém a afirmação traz uma ideia perigosa, de que basta negligenciar o sono ou trabalhar mais do que os outros para conquistar os objetivos profissionais e alcançar o sucesso.

Dicas para descansar o cérebro:
• Desligue os alertas de celular, deixe de acompanhar redes sociais, checar e-mails mensagens e coloque o telefone no modo avião sempre que precisar descansar;
• Busque atividades que ajudem a distrair o pensamento, como regar uma planta, cozinhar ou ler um livro;
• Obrigue-se a experimentar a calma, a tranquilidade, o silêncio e respirar o ar puro;
• Não deixe para depois: comece hoje mesmo.
O cérebro precisa de descanso. É necessário dormir o tempo suficiente com qualidade. É o lazer, o relaxamento, o descanso, o sono, que irão preparar o cérebro para ser produtivo e levá-lo a ter uma vida de qualidade.

 

 

Luciana Maria Depieri Branco
Neurocientista
SBNeC n° 16253
www.reabilitacaomultimidia.com.br

 

Contato Ginástica para o Cérebro: Hospital São Jorge (17) 3321-5050

Compartilhe: