Ir para o conteúdo

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Artigos

INVEJA

Bom Dia Barretos.

Pode se considerar a inveja como sendo uma doença da alma. Balsac dizia: “É natural destruir o que não se pode possuir, negar o que não se compreende, insultar o que se inveja!”. O invejoso sofre com o sucesso do alheio. A inveja seria normal se invejando o sucesso alheio se desdobrasse para fazer melhor e melhor sucedido, mas o invejoso torce para que nada dê certo e a pessoa fique pior que ela.

É o sentimento negativista, o desejo do pior para o invejado. Amado Nervo disse: “Já que não podemos ser todos notáveis, que ninguém o seja: este é o lema dos que odeiam e combatem aos que se elevam”. Próprio dos invejosos, que sofrem com o sucesso alheio e desejam o mal ao semelhante bem sucedido.

La Rochefoucauld dizia: “nossa inveja dura sempre mais tempo que a felicidade daqueles que invejamos”. Tenho pena dos invejosos, porque sofrem se deprimem com o sucesso alheio em vez de tomar como exemplo seu sucesso e lutar para superá-lo, o que seria louvável.

Alcalá Zamora, em pensamentos e reflexão, assim se expressou: “Os ataques da inveja, são os únicos em que o agressor preferiria, se pudesse, ocupar o papel da vítima.” Para encerrar as citações, cito Rachel de Queiroz, em crônicas escolhidas: “Moralidade: Não tenha inveja dos ricos. Não tenha inveja de ninguém, que é melhor. Mas se quer invejar, inveje o simples abastado que pode satisfazer as suas necessidades e, na medida do possível, alguns dos seus sonhos.”

O invejoso é um sofredor, que se afunda no rancor e nos seus pensamentos destrutivos. O único antídoto para a inveja é reconhecer o valor do próximo, aplaudir suas conquistas e buscar ter sucesso em seus empreendimentos, porque é melhor ser invejado que invejar. Se considerarmos a inveja uma doença do espírito, devemos buscar a cura, através da análise profunda de nosso comportamento e com muita disposição, nos redirecionarmos.

Desejo sinceramente que nunca sofra do mal da inveja e deseje o bem ao próximo, para que o Universo lhe retribua com muita felicidade.

Bom Dia Barretos

O invejoso é um sofredor, que se afunda no rancor e nos seus pensamentos destrutivos.

Compartilhe: