Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Artigos

Intenção do papa – Janeiro pelo dom da diversidade na igreja

“Rezemos ao Espírito Santo para que nos ajude a reconhecer o dom dos diferentes carismas nas comunidades cristãs e a descobrir a riqueza das diferentes tradições rituais dentro da Igreja Católica”

Ano novo é vida nova e vida renovada em Cristo, Senhor do tempo e da história. Para este mês, nos unimos ao Papa Francisco nesta prece que teve como ponto de partida o Coração de Jesus: “Que todos sejam um” (Jo 17,21). Se é desejo de Jesus, tem de ser também o nosso.
Para além das grandes reflexões teológicas em torno do tema da unidade, eu gostaria de rezar e meditar com vocês sobre um aspecto mais prático desta proposta de oração.
É bom deixar claro que o Espírito Santo não inibe e nem proíbe a diversidade dos dons e carismas, muito pelo contrário, é ele o incentivador. Mas não basta Ele derramar inúmeros carismas na Igreja e os membros da Igreja não conseguirem viver e conviver com os mesmos carismas na diversidade.
É muito comum em nossas paróquias perceber as riquezas do Espírito nas diversas frentes pastorais. Mas você com certeza já percebeu que algumas pessoas de determinados seguimentos se sentem mais do que as outras? Isso acontece devido ao fato de não perceberem que os carismas devem estar a serviço e não ser como um enfeite ou uma coroa.
Nossa Igreja tem uma vasta experiência de milênios e nesse transcurso de tempo tantas pessoas de exímios talentos passaram e deixaram suas contribuições, dentre elas, os santos e santas de nossa devoção. Inspiremo-nos neles para perceber a comunhão que somos chamados a viver, testemunhando a nossa unidade na diversidade. E isso só nos torna mais e mais ricos, pois a riqueza de um enriquece o outro.
Na comunidade de Jesus não pode haver competições, mas comunhão. A Igreja é de todos! Foi assim que o Papa se expressou na JMJ 2023. Esforcemo-nos por cumprir bem nossa missão, colaborando com a Igreja em sua missão.

 

Por: Pe. Lucas Reis Pereira – Pároco da Basílica de São Lourenço Mártir – MG

Compartilhe: