Ir para o conteúdo

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Artigos

Intenção do Mês: rezemos pelo Papa

“Rezemos pelo Papa, para que, no exercício da sua missão, continue a acompanhar na fé o rebanho a ele confiado, com a ajuda do Espírito Santo”.
Nesta prece nos encontramos com o nosso querido Papa. Vamos unir nossas preces por ele, por sua missão e sua saúde. Sabemos que o Papa é o sucessor de São Pedro (não de Jesus Cristo); é o vigário de Cristo na Terra. Cristo não tem sucessor, tem vigário. A ele Jesus deu todo o poder na Igreja para “confirmar os irmãos na fé” (Lc 22,32), é o chamado “múnus petrino”. A ele Jesus confiou as chaves da Igreja, isto é, “o poder de abrir e fechar”; definir de maneira infalível verdades da fé (dogmas). É bom lembrar que Jesus não lhe prometeu que não pecaria, mas a infalibilidade, isto é, mesmo podendo pecar, não pode errar quando ensina a “sã doutrina da salvação” (1Tm 1,10; 4,6; 2Tm 4,3; Tt 2,1). O Papa não pode errar quando decide canonizar um santo, por exemplo.
O serviço do Papa é por demais responsável e pesado, pois ele tem a obrigação do cuidado de todos nós, os filhos da Igreja católica, e esse cuidado implica na consequência que se chama céu, vida beata em Cristo. Esse é o nosso maior desejo e o do Papa também. Tanto é verdade que nosso Código de Direito Canônico diz que a missão última da Igreja é a salvação das almas.
O Papa tem de ser o primeiro a acreditar para nos confirmar na fé; afinal, foi esse o pedido feito a São Pedro: apascenta as minhas ovelhas. Esse serviço de pastoreio só será e é possível sob as graças do Divino Espírito Santo, pois o lado meramente humano não daria conta da tarefa.
Nossa oração pelo Papa seja como um escudo, pois é dentro da própria Igreja que ele enfrenta seus maiores desafios. São aqueles que muitas vezes demonstram afeto com tapinhas nas costas, os mesmos a empunharem uma faca para lhe causar feridas. Deveríamos aprender que o que une continuará a ser muito maior do que o que divide.

 

(Por: Pe. Lucas Reis Pereira – S. Lourenço – MG)

Compartilhe: