Ir para o conteúdo

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Artigos

Inteligência emocional Construindo relacionamentos mais felizes e duradouros

A inteligência emocional é um conjunto de competências que te permite gerenciar suas emoções. É a habilidade de reconhecer, compreender, processar e respeitar a individualidade da outra pessoa.
Cultivar a inteligência emocional dentro dos relacionamentos é muito importante para construir relacionamentos saudáveis e isso acontece aos poucos, digamos que é através desse processo que desenvolvemos o autoconhecimento, onde passamos a olhar nossas fragilidades, enfrentando nossos medos, fragilidades e para todas as coisas que queremos melhorar dentro de nós.
Dicas importantes desenvolver sua inteligência emocional:
– Perceber seus próprios pensamentos;
– Perceber os estados emocionais que sente ao longo do dia;
– Aceitar com naturalidade que todos nós passamos por estados emocionais negativos, como raiva, tristeza, medo, etc.;
– Compreender seus gatilhos emocionais, procurando mudar o foco quando eles aparecerem;
A inteligência emocional melhora muito os relacionamentos, pois promove um olhar mais atento às necessidades do outro, se colocando no lugar do outro, procurando reconhecer a necessidade de mudança sempre que necessário.
As relações são construídas no cotidiano com atitudes que precisam ser aprimoradas diariamente, mas para isso é necessário empenho, disposição, paciência e equilíbrio emocional. Se for difícil conseguir sozinho, lembre-se de buscar ajuda. Juntos somos mais fortes!!

 

 

Luciana Maria Depieri Branco
Neurocientista
SBNeC n° 16253
www.reabilitacaomultimidia.com.br

 

Contato Ginástica para o Cérebro: Hospital São Jorge (17) 3321-5050

Compartilhe: