Ir para o conteúdo

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Artigos

Inteligência Artificial: Estratégia de Xeque-Mate no Comércio Digital

No xadrez do comércio digital, a Inteligência Artificial (IA) é o lance sagaz que está levando os marketplaces a um nível de jogo nunca visto. Não é apenas uma peça se movendo no tabuleiro, mas uma estratégia sofisticada que redefine a partida a cada interação do usuário.

A utilização da IA no comércio digital, sem dúvida alguma, tem e terá cada vez mais um papel fundamental quando pensamos em melhorar a experiência do consumidor, gerar lucratividade e reduzir custos. A exemplo disso, um relatório da McKinsey relata que a IA pode gerar um aumento de 15% a 30% nas vendas do varejo, se aplicada de forma estratégica em áreas como precificação, gestão de estoque, marketing, atendimento ao cliente e logística.

O cavalo no xadrez, por exemplo, é conhecido por seus movimentos únicos, e a IA personaliza a experiência de compra de forma igualmente inesperada e valiosa. Primeiro, ela analisa o histórico de navegação e compras, depois, como um bom jogador que conhece o oponente, prevê seus próximos passos, sugerindo produtos que o usuário nem sabia que desejava. Essa capacidade de antecipação cria uma experiência encantadora e aumenta as conversões para os marketplaces. Além disso, a personalização é uma forma de inovação focada no core do negócio, um passo essencial em tempos onde o custo de inovar pode ser proibitivo.

Em termos de eficiência, assim como a torre domina as colunas e fileiras do tabuleiro de xadrez, a IA é capaz de otimizar as operações de um marketplace de ponta a ponta, em todo e qualquer sentido. Ela entra em cena para gerenciar inventários, ajustando-os em tempo real para evitar excessos ou faltas. Além disso, ajuda na precificação dinâmica, na detecção de fraudes e até na otimização logística, garantindo que cada produto esteja no lugar certo, na hora certa, pelo preço certo. Com a eficiência operacional, a IA torna-se uma aliada na busca por redução de custos, simplificando processos e focando naquilo que traz resultados efetivos.

As empresas que estão jogando esse xadrez eletrônico estão cientes. Não por um acaso, o número de organizações adotando inteligência artificial aumentou 270% nos últimos quatro anos, de acordo com o Gartner, revelando que as empresas que utilizam IA têm melhor desempenho do que as que não utilizam.

A IA está movimentando o xadrez do comércio digital com a precisão e inteligência de um grande mestre. Empresas que estão adotando essa tecnologia não estão só jogando, mas definindo as estratégias de vitória. Prepare-se para posicionar suas peças com sabedoria e dar o xeque-mate no mercado com as inovações que a IA pode trazer para o seu negócio.

Thiago Leite, CRO da OmniK

Compartilhe: