Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

Infecção do coronavírus pode induzir o aparecimento de diabetes?

Olá!
O que sabíamos até agora apontado pelas estastísticas, é que idosos e pessoas com doenças crônicas como hipertensão arterial e diabetes têm maiores chances de desenvolver a forma grave da doença causada pelo novo coronavírus.
Agora, relatos de casos de pessoas que após adquirirem o vírus, desenvolveram diabetes foram apresentados no Congresso da Associação Americana de Diabetes (ADA), que está sendo realizado de forma virtual. Um estudo, publicado na revista The New EnglandJournalof Medicine aponta que há uma relação bidirecional entre Diabetes e COVID-19. Tanto há aumento do risco de sintomas severos por causa da diabetes quanto a possibilidade de que o vírus produza ou agrave o problema metabólico.
A explicação, tem a ver com a “porta” usada pelo vírus para invadir as células humanas – o chamado receptor ECA2, ao qual o parasita se conecta ao entrar em contato com a membrana celular – e está presente em uma grande variedade de tecidos e órgãos. A lista inclui células do pâncreas (responsáveis pela produção de insulina, a molécula que controla os níveis de açúcar no sangue) e tecido adiposo (de gordura), entre outros lugares que podem influenciar o aparecimento e progressão da diabetes. No Brasil, há relatos de aparecimento de problemas de tireoide ligada a infecção do COVID-19.
Por ser uma doença relativamente nova, os dados disponíveis até agora reforçam a necessidade de um cuidado especial com essa variável do organismo dos pacientes.

Um ótimo domingo e até o próximo!

Nos acompanhe nas redes sociais: @dra.danielerezek  Dra. Daniele Rezek

Dúvidas e sugestões, nos envie um e-mail: dradanielecardio@gmail.com

Compartilhe: