Ir para o conteúdo

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Artigos

Inclusão Escolar

O aluno com deficiência diante da lei tem que ser incluso no espaço escolar. Em pleno século XXI, discutir sobre inclusão é um assunto amplo e imprescindível para a realidade escolar, e dentre tantos os desafios e as demandas é que surgem novas evoluções para o enfrentamento da pessoa com deficiência.
No entanto, estando diante a uma variedade de avanços é possível almejar pelo sucesso desses alunos. Propostas metodológicas e práticas pedagógicas são caminhos para que tudo aconteça desconstruindo utopia e fortalecendo recomeços. Embarcar na inclusão, é ter gosto pelo processo de ensino e aprendizagem estando abertos a recomeços, a mudanças, a sonhos, é saber que não será fácil, terá tropeços, mais um caminho que quando superado é o sentimento melhor de realização.
Família, profissionais e comunidade em igualdade somos os envolvidos para contribuir a potencialidade para que essas crianças sejam pessoas autônomas, capazes de tomar decisões, futuramente se desenvolvendo profissionalmente sendo pessoas importantes na vida de outros, e ativos em nossa sociedade.
Afinal, pessoas com deficiência encontramos em todo lugar, e porque não dizer que são pessoas eficientes, suas habilidades se destacam muitas vezes mais notavelmente que uma pessoa que não possui deficiência
Professores, sonham junto, é a motivação e exemplo desses alunos, a rotina parece a mesma, os obstáculos viram fardos, a família vira empecilho quando não se acredita em si mesmo, em mim, em você, em nós.
Descobrir talentos é imprescindível para qualquer um, ainda mais para esses seres que estão aprendendo a caminhar pela vida, tão novos e necessitados de nossas mãos.
Penso que sempre existe a possibilidade de as pessoas se transformarem, mudarem suas práticas de vida, enxergarem de outros ângulos o mesmo objeto/situação, conseguirem ultrapassar obstáculos que julgam intransponíveis, sentirem-se capazes de realizar o que tanto temiam, serem movidos por novas paixões (MANTOAN, 2003, p. 5).

 

 

 

Natalia Macedo é
professora, poetisa e
escritora

Compartilhe: