Artigos
Incapazes de perceber
Os contemporâneos de Noé são nossos antecessores na incapacidade de perceber os acontecimentos mais significativos da vida. Inclusive, os acontecimentos que o próprio Deus aponta para nós e que são portadores de esperança e de salvação.
Acontecimentos como da arca, que os conhecimentos de Noé desprezaram, ridicularizaram e nela não entraram, de modo que acabaram sendo tragados pelo dilúvio.
Pois é! A arca de Noé poderia retratar os muitos instrumentos e momentos de salvação que o Senhor continuamente nos proporciona e que nós, nem sempre somos capazes de perceber.
A arca passa por nós nas pessoas conhecidas ou desconhecidas em cada evento e a cada hora, nos trazendo sinais e convites. Não prestando atenção, nós corremos o perigo de ver a arca passar por nós sem pedirmos carona…
Assim pode acontecer que, de dois homens trabalhando na mesma firma, um capta qualquer sinal da presença de Deus, enquanto o outro vê. De duas senhoras fazendo compras no supermercado, uma pode se dar conta de que Deus está com ela, enquanto a outra fica por fora de tudo…
Há pessoas e acontecimentos que, para uns marcam o início de uma nova história; para outros, nada significam. Para uns, Cristo não passa de um nome sem sentido; para outros, é o Filho de Deus, o Salvador. Para uns, a morte de Cristo na cruz é simples loucura; para outros é a maior prova de amor.
Afinal, queremos acordar para percebermos a salvação que Deus nos oferece, ou preferimos continuar dormindo, desapercebidos de tudo? Vamos entrar na "arca" ou pretendermos entregar-nos às farras nossas de cada dia, deixando o embarque para outra ocasião?
É verdade que Deus nunca se cansa de passar a nosso lado com sua oferta de salvação. A arca da Aliança continua varando as noites de tempestades e recolhendo os náufragos da vida. Nela há lugar para todos. Mas não é prudente adiar sempre para o dia seguinte…