Ir para o conteúdo

domingo, 01 de junho de 2014

Artigos

Igreja celebra hoje o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais

“Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro” é o tema da primeira mensagem escrita pelo Papa Francisco promulgada no dia 23 de janeiro deste ano para o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais que é celebrado hoje pela Igreja em todo o mundo, festa da Ascensão do Senhor.
O papa reconhece a importância dos processos, meios de comunicação e mídias sociais digitais que “podem ajudar a sentir-nos mais próximos uns dos outros; a fazer-nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana”. Nesse sentido, convoca a todos que tenham uma atenção especial à redes digitais no sentido de não serem usadas para o isolamento social. “A rede digital pode ser um lugar rico para a humanidade, não uma rede de fios, mas de pessoas humanas”.
Nos últimos anos, o tema recorrente das mensagens promulgadas pelos papas para o Dia Mundial das Comunicações Sociais foi o da internet e as novas formas de relacionamento nas redes sociais digitais. Francisco deu continuidade à temática que vem sendo abordada quase cotidianamente em seus discursos e catequeses, a da cultura do encontro. E o verdadeiro poder da comunicação reside no contexto da “proximidade, do encontro”.
A comemoração desse dia foi instituída pelo Concílio Vaticano II com o Decreto Inter Mirífica, em 1963.
 
[email protected] | www.diocesedebarretos.com.br

Compartilhe: