Ir para o conteúdo

quarta-feira, 06 de dezembro de 2023

Artigos

Hoje é dia da Padroeira da nossa Santa Casa

Hoje é dia de Santa Isabel da Hungria, religiosa, que foi escolhida aqui para ser a padroeira da Santa Casa de Misericórdia de Barretos (foto: imagem na entrada da capela).
Isabel viveu pouco, mas intensamente. Filha de André II, rei da Hungria, e da rainha Gertrudes, uma nobre de Merano, Isabel nasceu em Presburg (Bratislava) em 1207 e morreu em Marburg (Alemanha) em 1231, com 24 anos. Com apenas 4 anos de idade já foi prometida em casamento ao príncipe Luís, filho e herdeiro do rei da Turíngia. Devido a isso, ainda criança foi levada para viver num castelo entre Marburg e Warburg, territórios sob o domínio de seu futuro marido.
De fato, casou-se, tornando-se Isabel da Turíngia, em 1221, quando tinha 14 anos. Ficou viúva seis anos depois, com três filhos: Hermano, Sofia e Gertrudes, tendo essa última nascida após a morte do pai, que se preparava para participar de uma guerra no tempo das Cruzadas. Ele morreu longe de sua pátria, sem ter chegado à Terra Santa, nessa VI Cruzada.
Após a morte do marido, Isabel se retirou, primeiro, para Eisenach; depois, para o castelo de Pottestein. Ela não se interessava pelas pompas da nobreza, queria algo que fosse mais simples e essencial. Por isso, fez construir uma modesta casa para si e seus filhos em Marburg e, com o dinheiro da herança, um hospital para os pobres, ao lado da casa, inclusive leprosos.
Vivendo pobremente – o que lhe causou dissabores e perseguições por parte da nobreza – inscreveu-se na Ordem Terceira Franciscana (OTF), passando a se dedicar de corpo e alma aos pobres. Visitava os doentes duas vezes ao dia e, em seu hospital, aceitava os trabalhos mais humildes. Sua opção pela pobreza desatou o ódio dos cunhados, que chegaram a lhe tirar os filhos. Era caluniada como esbanjadora dos recursos reais, que destinava aos pobres. Foi expulsa da corte, e optou por renunciar a todos os seus títulos.
A rainha que se fez pobre e serva dos pobres morreu, leiga, em Marburg em 1231. Quatro anos depois, em 1235, o Papa Gregório IX a canonizou. Santa Isabel da Hungria é padroeira da Ordem Franciscana Secular (OFS).

Compartilhe: