Ir para o conteúdo

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Artigos

Hoje Dom Antônio de Souza celebra 49 anos de Ordenação Episcopal

Dom Antônio de Souza,CSS, 93 anos, bispo emérito de Assis – SP, que faz parte da história eclesiástica de Barretos, foi o primeiro bispo ordenado na recém-criada
Diocese de Barretos e neocatedral, por Dom Carmine Rocco. A primeira ordenação episcopal tinha acontecido aos 25/06/1967, tendo sido ordenado bispo de Livramento – BA o pároco anterior, Dom Hélio Paschoal.
Dom Antônio foi nomeado pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo aos 07/01/1968. Já havia o desejo do bispo de Jaboticabal, Dom José Varani, de iniciar estudos para o desmembramento de sua diocese, com a possível criação de uma em Barretos. E isso acabou acontecendo com a formação de uma equipe para isso, que passou a ser coordenada pelo então padre Antônio de Souza, e este não mediu esforços para que todo um minucioso levantamento de dados fosse elaborado sobre a região e seus municípios e paróquias, para o envio ao Vaticano. E o projeto foi coroado de êxito, com a criação da Diocese de Barretos oficialmente aos 14/04/1973. A igreja matriz – Igreja Mãe – recebeu o título de Catedral, isto é, onde fica a Cátedra do bispo diocesano, sendo o padre Antônio o primeiro pároco, portanto, desta Catedral. Outra notícia auspiciosa a comunidade barretense recebeu quando aos 13 de fevereiro de 1974 este pároco foi nomeado, pelo papa Paulo VI, Bispo Coadjutor de Assis – SP, ou seja, com direito à sucessão do então bispo daquela diocese, Dom José Lázaro Neves. E aqui em Barretos começaram os preparativos para a ordenação episcopal do padre Antônio, que pela segunda vez foi realizada aqui na cidade e desta vez já na nova catedral aos 16 de abril de 1974, portanto há 49 anos.
Transferindo-se então para Assis, Dom Antônio de Souza sucedeu ao bispo Dom José Lázaro quando este renunciou, por idade, e Dom Antônio se tornou o terceiro bispo da diocese de Assis aos 20/07/1977, até também à sua própria renúncia aos 27/10/2004.

 

(Por: Diácono Lombardi)

Compartilhe: