quinta-feira, 06 de agosto de 2020

Artigos

Hipertensão: uma preocupação para a vida toda

Pandemia de Covid-19 evidencia o risco da doença, mas números mostram que prevenção e tratamento devem ser práticas para todos os dias em qualquer situação

Uma das condições consideradas de risco para desdobramentos mais graves da Covid-19, a hipertensão afeta um a cada quatro brasileiros adultos, segundo números de 2019 do Ministério da Saúde. Os dados ainda mostram que as doenças cardiovasculares (infarto, hipertensão e AVC, por exemplo) foram responsáveis por trinta e quatro mortes por hora, 829 óbitos por dia e mais de 302 mil mortos em 2017 em nosso país.
Portanto, a hipertensão é uma condição a ser principalmente evitada e também quando constatada, não só é um momento de pandemia, mas sempre. Para falar sobre algumas questões relacionadas a hipertensão, entrevistamos o médico Dr. Noel Arantes de Souza Junior, que atua no Hospital São Jorge.
1-O que é a hipertensão e quais os danos que ela pode trazer à saúde?
Hipertensão arterial é uma doença causada por múltiplos fatores e que acomete vários sistemas do organismo (sistema nervoso central, sistema cardiovascular, sistema renal, etc), e que caracteriza-se por médias pressóricas iguais ou acima de 140×90.
2- É possível prevenir a hipertensão? Como?
Sim, na grande maioria das vezes é possível cuidar dar prevenção com atitudes simples. Praticando atividade física regular (entenda atividade física regular como exercício aeróbico mais de três vezes por semana), tendo uma boa alimentação (frutas, legumes, comida “balanceada” com pouco sal, pouca gordura, etc), abandono do tabagismo e mantendo o peso corporal dentro da normalidade, que é o de IMC entre 19-25, com pequena variação entre homens e mulheres.
3- Por que existem tantos hipertensos no Brasil?
Existem muitos hipertensos no Brasil devido a vários fatores, entre eles o cigarro, o sedentarismo, a obesidade e o álcool, que são algumas características que elevam o índice de hipertensos no Brasil. Além disso, existe a baixa adesão ao tratamento para aqueles que já são hipertensos.
4- Como é o tratamento da hipertensão?
O tratamento da hipertensão segue várias vertentes desde somente a mudança de hábitos de vida, até o uso de associações de anti-hipertensivos, tudo depende do perfil do paciente que está sendo avaliado.
5-Como deve ser a dieta de um hipertenso?
A dieta rica em frutas, legumes, verduras ,carnes “magras”, baixa ingestão de álcool ajuda na perda de peso e na manutenção de baixos índices de colesterol e triglicérides, que por fim ajudam na manutenção dos níveis pressóricos adequados.
7- Existe alguma outra informação importante a ser transmitida?
Procure sempre a orientação médica para seguir um tratamento, seja por qual motivo for (hipertensão, diabetes, obesidade).
Hoje muitas pessoas procuram a internet para orientar-se e buscar tratamentos. É importante saber que a internet veicula informação, mas conhecimento, apenas os profissionais de saúde podem oferecer.

Compartilhe: