Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

Hipertensão noturna: o que é e quais os seus riscos?

Olá!

Muitas vezes, os médicos se baseiam em avaliações feitas no consultório e durante o dia para determinar se um paciente precisa de medicamentos para controle da hipertensão. Mas é extremamente importante medir a pressão arterial durante o sono. Isso porque as pessoas com hipertensão noturna não tratada possui maior probabilidade de sofrer futuras doenças cardiovasculares, especialmente insuficiência cardíaca, mesmo que as pressões diurnas estejam dentro dos limites.
O comportamento normal da pressão arterial durante o sono é uma redução de 10 a 20% em relação ao padrão diurno. Essa variação pode ser observada através do exame chamado MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial) – um aparelho que fica 24 horas aferindo a sua pressão. A pressão pode não cair como deveria ou manter-se acima dos limites (normal até 120×70), a chamada de hipertensão arterial sistêmica noturna e ambas as situações estão associadas com maior risco de eventos cardiovasculares.
Então o melhor horário de tomar remédio para pressão é a noite? Não, desde que você tenha indicação do seu médico, pois estudos constataram que a redução excessiva da pressão arterial durante o sono também pode ser prejudicial. Pacientes com hipertensão bem controlada mostraram um risco significativamente maior de acidente vascular cerebral quando a pressão sistólica noturna caiu drasticamente.
Portanto, faça avaliações médicas regularmente, tome sua medicação conforme orientação e mantenha um estilo de vida saudável.

Um ótimo domingo e até o próximo!

Compartilhe: