Ir para o conteúdo

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Artigos

Há 90 anos, Nossa Senhora Aparecida é padroeira do Brasil

No dia 31 de maio de 1931, há 90 anos, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada padroeira do Brasil! A cerimônia de consagração aconteceu no Rio de Janeiro (na época capital do país) e reuniu uma enorme multidão.
A ideia de pedir a proclamação à Santa Sé partiu do então Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Sebastião Leme, e do reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Antão Jorge Hechenblaickner durante Congresso Mariano, realizado em setembro de 1929, em Aparecida. Em 16 de julho de 1930, o Papa Pio XI assinou o decreto que a proclamava padroeira do Brasil.
Para as comemorações, foi feito um congresso mariano no Rio de Janeiro de 24 a 31 de maio de 1931, sendo este último dia, o dia da grande consagração. Na noite do dia 30, a imagem de Aparecida foi levada de trem do Santuário para a capital fluminense, sendo esta a primeira vez que ela deixou sua cidade.
Ela foi levada em carreata para a igreja de São Francisco de Paula, onde houve uma missa campal, e depois em cortejo até a Catedral Metropolitana.
A Consagração Solene de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil ocorreu na Esplanada do Castelo, na Baía de Guanabara. Estavam presentes o presidente Getúlio Vargas, o ministro Oswaldo Aranha, o núncio apostólico Dom Aloísio Masella, o arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, o Cardeal Dom Sebastião Leme.
Fonte: ChuchPOP

Compartilhe: