Ir para o conteúdo

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Artigos

Fundo Nacional De Solidariedade apoiou 186 projetos em 2022 no valor total de 4,998 milhões de reais

Fruto do gesto concreto da Campanha da Fraternidade realizada a cada ano, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) contribuiu, neste ano, para a promoção de quase 200 ações transformadoras em todo o país. O Conselho Gestor do FNS aprovou, em 2022, 186 projetos, no valor total de 4,998 milhões de reais.
Os projetos foram escolhidos em quatro reuniões realizadas desde agosto, nas quais foram analisadas e aprovadas as iniciativas de impacto social cadastradas junto à CNBB a partir do edital lançado no mês de abril. O documento definiu três eixos de realização dos projetos, a partir das motivações da Campanha da Fraternidade 2022: o Eixo I para projetos educativos; o Eixo 2 para auxílio a situações de insegurança alimentar e vulnerabilidade social e o Eixo 3 voltado à capacitação para a geração de renda.
O bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, destacou quatro pontos sobre o conjunto de projetos aprovados em 2022. Primeiramente, ele ressalta a qualidade dos projetos, “o que demonstra a capacidade de organização da sociedade e da Igreja e a eficácia nas respostas aos problemas sociais da sociedade”.
Segundo o secretário-geral da CNBB, permanece ainda a questão da fome e da assistência, o que sugere “avançar para projetos mais estruturantes que ajudem a superar o problema da fome, construindo alternativas concretas de sua superação sem, contudo, deixar de atender às situações emergenciais”. Fonte: CNBB

Compartilhe: