Ir para o conteúdo

sexta-feira, 03 de dezembro de 2021

Artigos

Fundação Católica para a Saúde é instituída pelo Papa Francisco

Diante da crise que tem afetado inúmeras estruturas de saúde administradas por ordens religiosas, que muitas vezes se encontram na impossibilidade de continuar a mantê-las, o Papa Francisco criou no dia 06 de outubro, a Fundação Católica para a Saúde.
A iniciativa tem por objetivo oferecer “apoio econômico às estruturas de saúde da Igreja, para que o carisma dos fundadores possa ser preservado, a sua inclusão na rede de análogas e beneméritas estruturas da Igreja e com isso, o seu propósito exclusivamente benéfico segundo com os ditames da Doutrina Social”.
A Fundação poderá realizar qualquer tipo de operação permitida pela legislação do país onde operam as estruturas de saúde objeto de suas atividades, procurando assegurar o respeito à Doutrina Social e a sustentabilidade econômica. As estruturas católicas de saúde, que por várias razões encontram dificuldades para ir adiante, poderão assim evitar escolhas demasiado condicionadas pela urgência.
Dom Nunzio Galantino, Presidente da APSA, dirigirá a Fundação. Segundo o prelado, a ideia é “evitar o risco que, mesmo que não querendo, essas estruturas contribuem em transmitir uma ideia elitista da assistência à saúde, reduzindo os espaços dos cuidados oferecidos a todos e para todos”.
Em julho deste ano, após passar por uma cirurgia intestinal, o Papa Francisco ressaltou a importância de um bom serviço de saúde, acessível a todos. “Não se pode perder este bem precioso. É preciso preservá-lo! E por isso todos devemos comprometer-nos, pois serve a todos e requer a contribuição de todos”.
Fonte: Gaudium Press

Compartilhe: