Ir para o conteúdo

domingo, 06 de outubro de 2013

Artigos

Fumo passivo se associa com risco de osteoporose na mulher

Um estudo coreano acrescente interessante contribuição para o problema da osteoporose feminina, com uma mensagem bastante clara e direta para estas mulheres: evite o fumo passivo. Isso mesmo: a exposição passiva ao tabaco. Segundo eles, mulheres que coabitam com fumantes têm maior risco de osteoporose. No caso do familiar fumar mais de 20 cigarros por dia, o risco de osteoporose no fêmur ou na coluna aumenta em mais de 4 vezes. Eles, inclusive, estimam que a exposição passiva a mais que 20 cigarros ao dia é equivalente a fumar 10 cigarros ao dia para o surgimento da osteoporose. Bem, vejamos os detalhes e as explicações da pesquisa. Foram avaliadas  925 mulheres com mais de 55 anos , todas na menopausa, oriundas de amostra representativa da população coreana. Além das entrevistas face a face sobre exposição ao tabagismo, ativa ou passiva, foram feitas dosagens urinárias para mensuração da cotinina, um metabólito do cigarro.
A densitometria óssea classificou as mulheres quanto a presença ou não de osteoporose. Os resultados confirmaram o que já se sabia sobre a exposição ativa ao fumo e osteoporose, mas são inéditos para a exposição passiva. As possíveis explicações para mais este malefício do tabagismo incluem o fato de que a nicotina é inibidora da formação óssea, enquanto outros ingredientes do cigarro são conhecidos por diminuir a resistência e a formação de massa óssea. Mais ainda, o tabaco tem ação antiestrogênica e se associa co menor nível de vitamina D e de absorção de cálcio. Embora o mecanismo patológico não esteja totalmente elucidado, hipóteses não faltam. 
E assim podemos acrescentar a osteoporose feminina ao rol de patologias associadas ao tabagismo: vários tipos de câncer, doença cardio-vascular, problemas respiratórios, etc. É o tipo da lista que não para de crescer. E com certeza, só vai parar de aumentar, se o número de fumantes diminuir.

Compartilhe: