domingo, 09 de agosto de 2020

Artigos

FRUTOS DE UM SONHO

Bom Dia Barretos.

Transcorria o ano de 1982, quando fui buscado em meu trabalho, no Hospital São Jorge, para disputar as eleições para prefeito de Barretos. Tendo concordado, sai a campo para preparar uma proposta viável e que atendesse as necessidades de nossa cidade, bem como da nossa população.
Entre as propostas, uma foi em relação a uma parte da cidade, que vinha sendo esquecida pela administração. Um grande brejo, com direito a sapos e lagartos, bem como cobras, separava de um lado os bairros Rios e América e, do outro, Baroni e Marília, enquanto sufocava num bolsão o bairro Exposição, com uma única entrada e saída, passando sobre os trilhos da ferrovia, com direito a cancela.
Feito os estudos preliminares, foi incluída no plano de governo a ser apresentado à nossa população a implantação da região dos lagos. Sonho de uma noite de verão tripudiava nossos adversários. O sonho vingou, fruto de muito trabalho e dedicação. Tínhamos implantado uma pedreira para retirar brita para fazermos o asfalto da cidade, e aproveitamos as sobras para ajudar no gigantesco aterro que acabou por engolir também um morro que tínhamos na região, e que faceava com a rodovia Faria Lima.
A montante do brejo, um mini distrito industrial foi implantado, sem rede de esgoto, despejando os detritos industriais e domésticos no brejo e no córrego do Aleixo, contaminando suas águas que logo abaixo eram recolhidas pela bombinha para abastecer a cidade. Um verdadeiro horror.
Para cada metro de aterro, tivemos que transportar cem caminhões de terra. Vagarosa e persistentemente, o aterro avançava enquanto o brejo ia sendo dragado. Completado, o aterro chegou a hora de sulcá-lo profundamente, para implantar rede de água, esgoto e drenagem pluvial.
Antes mesmo da conclusão integral da obra, começou-se a colher os frutos. A Coopercitrus instalou um moderno supermercado, que veio enriquecer nosso comércio e gerar empregos. Concluída a obra, os frutos se multiplicaram, e assim lá se instalou o Fórum, a Justiça do Trabalho, o Cartório de Registro, a Defensoria Pública, entre dezenas de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço. Os frutos não param de se multiplicar.
Esta é a prova conclusiva de que eleger um prefeito comprometido com a cidade e que goste do povo, dá resultado. Pense nisso.

Bom Dia Barretos.

Compartilhe: